Novo diretor-executivo da McLaren, Capito diz que espera ser liberado pela Volkswagen apenas em maio

O dirigente alemão de 57 anos, contratado para ser o novo diretor-executivo do time de Woking em substituição a Jonathan Neale, terá de esperar até maio para que a tricampeã mundial de rali encontre um sucessor para seu posto de chefe de equipe. Jost Capito comparou a situação como a de um pai que tem de preparar seus filhos antes do iminente adeus ao lar

Diferente do anúncio publicado na semana passada pela McLaren, Jost Capito não vai assumir imediatamente o posto de diretor-executivo da equipe de Woking. O dirigente alemão de 57 anos vai permanecer vinculado à Volkswagen, equipe tricampeã mundial de rali e na qual ocupa o cargo de chefe de equipe, pelo menos até maio, até que a escuderia germânica encontre um substituto para sua função. Até lá, Capito vai desenvolver normalmente seu trabalho, a começar pela primeira prova da temporada, o Rali de Monte Carlo, que começa nesta quarta-feira (20) no Principado.
 
Capito comparou a sua saída da Volkswagen rumo à McLaren como um processo em que o pai deve preparar seus filhos para o iminente adeus ao lar. Desta forma, o dirigente lidera a preparação da equipe alemã para encontrar seu sucessor antes de assumir aquele que é definido pelo próprio Capito como “o maior desafio da sua carreira”, liderar uma equipe da envergadura que representa a McLaren na história do automobilismo.
Enquanto não assume como diretor-executivo da McLaren, Jost Capito segue feliz na Volkswagen no WRC (Foto: Volkswagen)
Em entrevista à revista britânica ‘Autosport’, Capito justificou o anúncio como maneira de evitar qualquer tipo de especulação, mas que isso não significava uma transferência imediata para a McLaren, que segue contando com Jonathan Neale como diretor-executivo em caráter interino, até que Capito tenha condições de assumir o posto.
 
“Nós queríamos fazer o anúncio, divulgar logo a notícia e para que pudéssemos parar logo com qualquer tipo de rumor. Agora, o processo é o de começar a buscar alguém para me substituir”, comentou.
 
“Não sei o quanto tempo isso vai levar, mas até que isso seja concluído, e estou feliz que seja assim, não vou a lugar algum. Vou estar aqui, com a Volkswagen, no Rali de Monte Carlo, vou estar lá nos próximos três ou quatro ralis, ou pode ser mais, não sei”, afirmou Capito.
 
Na visão do futuro novo líder da McLaren, trata-se de algo normal para sua atual equipe. “Por enquanto, este negócio é corriqueiro para a Volkswagen. É como acontece com as crianças. Você cria seus filhos e, em alguma fase, eles têm de sair de casa e ir embora, se virar por conta própria. Como pai, você quer garantir que seus filhos estejam bem preparados para o que está por vir, e é isso o que eu quero fazer com a Volkswagen.”
 
Questionado sobre como encarou o convite para assumir um posto tão importante na McLaren, o alemão disse que foi impossível dizer não diante de tamanho desafio.
 
“Qualquer um que trabalha em nosso meio sabe que a F1 tem a ver com a McLaren e com a Ferrari, e ao ter chance de liderar uma equipe como a McLaren você não pode dizer não. Para as pessoas que vivem em nosso mundo, seria impossível dizer não. A McLaren merece estar na melhor posição do que está agora”, disse o dirigente, que terá pela frente a missão de ajudar a reerguer a McLaren após sua pior temporada na história da F1. “Foi uma decisão muito difícil de tomar. Foi a mais difícil da minha carreira e agora vou encarar o maior desafio da minha carreira, tenho certeza. Mas é a McLaren, e este sou eu, sempre interessado em grandes desafios”, concluiu.
 
VEJA NA ÍNTEGRA EDIÇÃO #13 DO PADDOCK GP
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.