Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Novo piloto da Williams, Massa fala em reerguer equipe: "Espero que minha experiência possa ajudar"

Animado com abertura de novo ciclo na carreira, piloto brasileiro – que pela primeira vez guiará um carro sem motor Ferrari – foi elogiado por Frank Williams, dono do time: "Felipe é um talento excepcional e um real lutador nas pistas", exaltou

 
 
As imagens dos brasileiros que passaram pela Williams

Felipe Massa, enfim, desfez o mistério a respeito de seu futuro na F1: nesta segunda-feira (11), o brasileiro confirmou que permanecerá na categoria em 2013 e trocará o atual vermelho pelo azul e branco, encerrando seu ciclo na Ferrari e se transferindo para a Williams em 2014 – conforme já havia antecipado o GRANDE PRÊMIO através do jornalista Américo Teixeira Jr. De acordo com o Diario Motorsport, o contrato tem cinco temporadas de duração.


Dono de 11 vitórias e 36 pódios, o vice-campeão mundial de 2008 foi anunciado pela escuderia de Grove e será parceiro de equipe de Valtteri Bottas, que permanece no time no próximo campeonato. A esquadra inglesa terá motores Mercedes no ano que vem.
 
Animado, Massa – que no domingo (10) foi aplaudido de pé por 15 mil pessoas durante sua cerimônia de despedida da Ferrari, em Mugello – afirmou que quer ajudar na reconstrução da Williams. "Espero que minha experiência possa ajudar a equipe a deixar para trás um período difícil. Estou muito motivado para começar a trabalhar duro desde o começo deste novo desafio da minha carreira", disse o brasileiro.
Felipe Massa (Foto: Divulgação/MF2)
O início do novo ciclo já causa ansiedade em Felipe, que pela primeira vez guiará um carro que não será empurrado por um motor Ferrari. 
 
"A Williams é uma das equipes mais importantes e bem-sucedidas de todos os tempos na F1. Quando eu era criança, sonhava correr pela Williams, Ferrari ou McLaren. Fico contente em assinar com outro ícone do esporte logo depois de deixar a Ferrari", elogiou. E acrescentou: "Vale lembrar que vários dos melhores pilotos brasileiros correram pela equipe e ajudaram a consolidar uma forte ligação do país com a Williams."
 
As drásticas alterações técnicas para 2014 também são um ponto de atenção para o brasileiro, que se diz preparado para o desafio de competir com novas especificações aerodinâmicas e encarar os novos motores turbo V6 de 1,6 L. "Desde que comecei a correr, não me lembro de uma temporada com tantas mudanças no regulamento. Mas estou preparado para fazer o melhor junto com todos na fábrica em Grove e para encontrarmos a direção certa", comentou, confiante.
 
Frank Williams, dono da lendária escuderia britânica, apontou a chegada de Massa como principal fator para a mudança de rumo da equipe, que trabalha para retornar aos tempos áureos na categoria. "Felipe é um talento excepcional e um real lutador nas pistas", destacou. "Ele também traz uma experiência valiosa a este novo capítulo de nossa história."
 
Filha e assistente do dirigente inglês, Clarie Williams corroborou as palavras do pai: "Massa vem demonstrando velocidade e talento nestes anos, bem como habilidade em motivar e conduzir uma equipe rumo ao sucesso. A estabilidade dos pilotos, que têm contrato de vários anos, a Mercedes como parceira de motores e uma base comercial sólida contribuirão para o futuro sucesso da equipe", encerrou.
 
Em entrevista à emissora italiana Sky Sports, Massa admitiu que durante as negociações com a Williams, falou também com Lotus, Sauber, Force India e McLaren.