De Vries lamenta dificuldade em conseguir vaga na F1 2023: “Fora do meu controle”

Campeão da Fórmula 2 em 2019, Nyck de Vries ainda aguarda por uma chance na Fórmula 1, mas admitiu que falta de influência sobre equipes dificulta controle sobre seu próprio futuro

STROLL REALIZOU SONHO E VIVEU FÓRMULA 1. É HORA DE SAIR DELA

No momento em que o imbróglio entre Oscar Piastri, McLaren e Alpine ainda movimenta o noticiário da Fórmula 1, enquanto a categoria segue em férias de verão, outros pilotos ainda sonham com uma vaga no grid para o ano que vem. E um deles passou por uma experiência parecida à do australiano, ao menos no tocante à espera por um assento no grid: Nyck de Vries, campeão da F2 em 2019 e atual vencedor da Fórmula E pela Mercedes, mas que ainda não alcançou o objetivo de desbravar a F1.

“Está realmente fora do meu controle”, admitiu De Vries em entrevista ao jornal britânico Independent. “E nesse ponto, eu não tenho a possibilidade de influenciar as equipes. A única maneira de continuar uma carreira com sucesso é performar e entregar [resultados] na pista, e é isso que vou tentar fazer no restante da temporada”, afirmou.

De Vries teve a oportunidade de estrear em um final de semana oficial da Fórmula 1 esse ano, quando assumiu o cockpit da Williams de Alexander Albon durante o primeiro treino livre do GP da Espanha. Constantemente ligado a uma vaga no grid, principalmente na equipe inglesa, o companheiro de Stoffel Vandoorne — líder da Fórmula E — admitiu que não possui controle sobre o que vai acontecer em 2023 e comentou a necessidade de ‘pegar leve’ em sua primeira experiência no FW44.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De Vries levantou a taça da Fórmula E no ano passado e quer chance na F1 (Foto: Mercedes)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Eu me sinto feliz em ver meu nome surgir, mas não é algo que eu possa controlar e não é uma decisão minha”, pontuou o neerlandês. “O tempo vai dizer o que meu futuro trará. Eu apenas tento viver o momento”, disse.

“O TL1 envolve um equilíbrio difícil, porque era uma oportunidade de mostrar meu valor, mas ao mesmo tempo eu precisava ser sensível”, revelou Nyck. “Existe uma certa pressão adicional e todo o tipo de pensamentos passando pela sua cabeça, mas tudo que importa é você e o carro”, ressaltou.

Por fim, De Vries agradeceu o apoio da Mercedes em sua busca por uma vaga na F1, ainda que a equipe não tenha tido sucesso em arrumar um lugar para o piloto no grid. Nyck foi membro do Programa de Jovens Pilotos da McLaren por nove anos, até 2019, ano em que venceu a Fórmula 2. Campeão da Fórmula E no ano passado, o #17 faz uma temporada tímida em 2022 e não almeja mais o bicampeonato.

“Assim que você coloca o capacete e sai da garagem, é tudo familiar”, destacou. “Tive o privilégio de fazer isso por alguns anos agora e conheço as pessoas na garagem, então sinto o apoio, o que certamente é o que você precisa nesses momentos”, finalizou o piloto da Mercedes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.