Ricciardo e Gasly excelentes, Ferrari patética: o decepcionante GP da Bélgica

Em uma prova abaixo do padrão que Spa costuma apresentar, os destaques não foram muitos. De positivo, a Renault no pelotão da frente, enquanto a Ferrari pegou o caminho contrário

O GP da Bélgica, normalmente, é incrível. O circuito de Spa costuma proporcionar boas corridas, seja pelo clima imprevisível ou pelo fato de ter bons pontos de ultrapassagem. Mas, infelizmente, em 2020, na minha opinião, não foi uma prova tão divertida de se assistir. E os destaques, positivos e negativos, na minha visão, foram:

1) Excelente desempenho da Renault, em específico, como de costume, com Daniel Ricciardo. Creio que em 2020 finalmente teremos o primeiro pódio da equipe após o retorno à categoria, e espero que com Daniel, que vem se mostrando claramente mais rápido que o superestimado Esteban Ocon.

Pierre Gasly optou por estratégia diferente e terminou em oitavo (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

2) Pierre Gasly, mais uma vez, fazendo boa classificação e excelente corrida. Arriscou ao não fazer seu pit-stop durante o período de safety-car, administrou bem os pneus com os quais largou, fez sua única parada muito depois de todo o resto do grid e teve ritmo forte para terminar em oitavo após inúmeras ultrapassagens.

3) Desempenho patético da Ferrari. É inadmissível uma equipe com tanta experiência, orçamento e qualidade de pilotos estar tão devagar. É incrível pensar que optaram por tirar o comando de Maurizio Arrivabene e entregar para Mattia Binotto. Provavelmente teria sido uma melhor opção manter Arrivabene e alocar recursos no desenvolvimento de um motor dentro do regulamento e não elaborar um motor por muitos considerado ilegal.

4) Antonio Giovinazzi estragou a própria corrida e levou George Russell junto. Não entendo como Giovinazzi ainda tenha vínculo com a Ferrari – apesar de que com as péssimas decisões da equipe não é surpreendente, já que é um piloto com performance errática e que não pode ser considerado mais um jovem talento, afinal, já tem quase 27 anos de idade. Não vou me surpreender se Antonio for substituído por Robert Shwartzman em 2021, outro piloto da Academia de Pilotos da Ferrari e cujo potencial parece ser muito superior.

E vocês, o que acharam da corrida? Quais foram os destaques?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.