Opinião GP: Ao não saber que pneu colocar em um carro, Williams mostra pequenez e dúvida se vai voltar a ser grande
A Williams protagonizou na Bélgica, no domingo (23), uma das maiores gafes dos últimos tempos na F1. Durante o primeiro pit-stop de Valtteri Bottas, a equipe colocou três pneus macios e um médio no carro do finlandês. Apesar de grosseiro, o erro acabou minimizado pela cúpula da esquadra inglesa, com um simples ‘ninguém percebeu’. Só que atitudes como essa são bem perceptíveis e servem para colocar em dúvida se o time tem condições mesmo de voltar a ser grande
A WILLIAMS FOI protagonista, neste domingo (23), em Spa-Francorchamps, de uma das maiores trapalhadas dos últimos tempos na F1. No momento do primeiro pit-stop de Valtteri Bottas, na oitava volta da corrida belga, a equipe inglesa simplesmente confundiu um dos pneus e acabou colocando no carro do finlandês três compostos macios novos, os de risca amarela, e um médio, de cor branca, na roda traseira direita. O grotesco e quase amador erro foi mostrado ao vivo e não deixou dúvidas sobre o tamanho da gafe cometida pelos mecânicos. Mais que isso, a desastrosa troca arruinou completamente a prova de Bottas, que tentava um pódio ou, ao menos, um top-5. O piloto foi punido com um drive-through antes que pudesse refazer o pit-stop. Uma vez mais, a equipe britânica se apequenou. E não foi a primeira vez.
Não é de hoje que a Williams é questionada pelo extremo conservadorismo em suas decisões estratégias. O time possui dois ótimos pilotos, além de um bom carro, que é empurrado pelo forte e consistente motor Mercedes, então é difícil de explicar o modo como a esquadra trabalha. A verdade é que, desde o ressurgimento em 2014, sempre se espera mais de Grove.

O Opinião GP é o editorial do GRANDE PRÊMIO que expressa a visão dos jornalistas do site sobre um assunto de destaque, uma corrida específica ou o apanhado do fim de semana de automobilismo.
![]() |
Siga o GRANDE PRÊMIO | Curta o GRANDE PRÊMIO |
![]() |
determinarTipoPlayer(“15583895”, “2”, “0”);
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube