Opinião GP: Invasão no ‘estilo Monza’ em Interlagos dá vida ao GP e pode ajudar a aproximar F1 do público brasileiro

A invasão dos torcedores na pista de Interlagos logo depois da corrida ajudou a colocar um pouco mais de vida no GP e aproximar sisuda F1 do público brasileiro. Se a categoria está a procura de uma forma de ganhar audiência, essa interação com o público certamente é um dos caminhos

UMA DAS GRANDES características da etapa italiana da F1 é a invasão dos tifosi logo depois da corrida. Os torcedores deixam as arquibancadas e se juntam em uma festa bonita, animada e vibrante diante do pódio e interagem de forma direta com os pilotos. O tradicional circuito de Monza ganha ares de estádio de futebol, com bandeiras gigantes, cornetas, música. O clima ajuda a minimizar a imagem sisuda que muitos têm da maior categoria do automobilismo mundial. E ontem isso também aconteceu em Interlagos, logo depois que a prova brasileira terminou com a vitória de Nico Rosberg. É claro que o pódio conquistado pelo piloto da casa, Felipe Massa, teve muito a ver com isso.

O setor A, que acompanha todo o início da reta principal e que acaba quase na linha de chegada, estava razoavelmente cheio neste domingo (9), como tem acontecido nos anos anteriores. E, assim que os carros retornaram aos boxes, os torcedores romperam o alambrado e invadiram. A organização não esperava tal comportamento e tentou conter a multidão, que se espremeu na pequena saída improvisada. Os seguranças usaram a força para impedir a aproximação do público, mas em vão. No fim das contas, acabaram cedendo e apenas fazendo uma linha para evitar que os torcedores entrassem na área do pit-lane.

A última vez em que o público ganhou a pista talvez tenha sido ainda na década de 90, quando das vitórias de Ayrton Senna, em 1993 e também em 1991. De lá para cá, a audiência se manteve longe dos astros do espetáculo. Nem mesmo nos triunfos de Massa, em 2006 e 2008, houve festa como a de ontem.

Invasão do público em Interlagos (Foto: AP)

Foi inesperado, mas deve ser levado em conta para os próximos anos, especialmente porque as arquibancadas em Interlagos têm tido lotação máxima nos últimos anos. E as explicações são diversas: preços altos, pouca disputa de pista, ausência de brasileiros na luta por vitórias.

Também é preciso levar em conta que essa cena se repetiu em outras pistas do mundo além de Monza, onde antes era a exceção. Silverstone, Cingapura e Austin acompanharam a entrada do público sem maiores incidentes.

Não é segredo algum que a F1 está perdendo audiência em todo mundo. Por isso mesmo, a cada 15 dias, os chefes das principais equipes se reúnem para discutir mudanças, regras e propostas para melhorar o show. Talvez o caminho seja até mais simples que isso. O público quer ver seus heróis de perto, quer participar, gritar e ser ouvido. A invasão de ontem mostrou isso claramente. Tornou o Mundial menos sisudo e mais humano.

Opinião GP é o editorial do GRANDE PRÊMIO que expressa a visão dos jornalistas do site sobre um assunto de destaque, uma corrida específica ou o apanhado do fim de semana de automobilismo.

Siga o GRANDE PRÊMIO      Curta o GRANDE PRÊMIO

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.