Organização do GP de Cingapura descarta alterar programação da F1 por conta da névoa de poluição em Marina Bay

Em comunicado nesta terça-feira (15), a organização do GP de Cingapura informou que não há planos para alterar ou cancelar a etapa da F1 nas ruas de Marina Bay, a 13ª da temporada 2015. A questão é que a região foi atingida nesta semana por uma densa névoa de poluição causada por queimadas na Indonésia. A neblina provocou uma significativa piora na qualidade do ar

Os organizadores do GP de Cingapura insistiram nesta terça-feira (15) que não há planos para alterar ou mesmo cancelar a etapa da F1 em Marina Bay, neste fim de semana, por conta da densa névoa de poluição que atingiu a região. 
 
De acordo com o jornal 'Straits Times', a qualidade do ar teve seu índice calculado entre 126 e 151 nesta manhã, sendo que a faixa que é considerada prejudicial à saúde vai de 100 a 200. A Agência Nacional de Meio-Ambiente de Cingapura também classificou o clima como insalubre. 
Turistas caminham em Marina Bay, em Cingapura, onde uma névoa de poluição prejudica a saúde (Foto: AP)
Além disso, dezenas de voos já foram cancelados. Só a Air Asia informou que deixou de realizar 29 voos partindo de Kuala Lumpur para Cingapura. A razão é um nevoeiro de poluição, alegadamente gerado por queimadas de florestas na Indonésia.
 
"Com base nos níveis atuais de qualidade do ar, não há planos para alterar o programa da corrida", disse o comunicado emitido nesta manhã de terça. "A situação da neblina é altamente mutável e não só de um dia para outro, mas também de hora em hora. Portanto, neste momento, não é possível prever com segurança qual será o nível de qualidade do ar no fim de semana", completou a nota.
 
"Vamos continuar trabalhando com estreita colaboração das autoridades governamentais competentes para receber as melhores previsões possíveis e atualizá-las sempre que estiverem disponíveis", acrescentou.
 
A organização também se comprometeu a manter o público atualizado com as últimas leituras de poluição, sendo que as informações serão publicadas no site do evento, bem como em telões ao longo da posta. Máscaras também serão distribuídas aos espectadores.
 
Os primeiros treinos livres no circuito de rua de Marina Bay, palco da 13ª etapa da temporada 2015 da F1, têm início na próxima sexta-feira, dia 18.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.