Piastri bate Ferrari e puxa 1-2 da McLaren no TL3 do GP da Emília-Romanha. Verstappen é 6º
Oscar Piastri acertou um belo giro e cravou 1min15s529 no TL3 deste sábado (18), em Ímola, colocando a McLaren à frente da Ferrari
Oscar Piastri deu o troco sobre a Ferrari no TL3 do GP da Emília-Romanha e foi o mais rápido na sessão que antecede a classificação deste sábado (18). O australiano da McLaren acertou todos os trechos da pista com os pneus macios e cravou 1min15s529, 0s538 mais rápido que Carlos Sainz, que ainda viu Lando Norris aproveitar o composto com o cronômetro zerado e terminou em segundo.
A McLaren optou por calçar os pneus macios somente nas voltas finais, mas a performance de médios já dava o tom de que seria difícil bater os carros de Piastri e Norris quando os compostos de faixa vermelha entrassem em ação.
Na primeira ida com eles, Piastri foi atrapalhado pela bandeira vermelha causada por Fernando Alonso e não conseguiu completar o giro. Depois, cometeu um erro na saída da Rivazza quando vinha com os dois melhores setores, fechando um tempo muito alto.
Era, portanto, questão de ser perfeito para não dar chance à rival vermelha, e foi o que aconteceu nos minutos finais, pouco antes de nova intervenção da bandeira vermelha, agora causada por Sergio Pérez. O australiano encaixou um ótimo giro e entrou na casa de 1min15s, detonando o tempo de Sainz, então líder.
A direção de prova liberou a pista a pouco mais de dois minutos para o fim, e o TL3 virou um salseiro, como vários carros ainda buscando a chance de mais uma voltinha. Max Verstappen foi um deles, mas não teve chances de abrir o giro. Melhor para Norris, que passou com folga e ainda pegou o setor 3, o suficiente para colocá-lo à frente dos carros da Ferrari.
Charles Leclerc ficou em quarto, com George Russell à frente de Verstappen, mas com um detalhe: o neerlandês só andou de médios e chegou a ser melhor que a Ferrari em alguns momentos.
Alexander Albon colocou a Williams em sétimo, com Esteban Ocon, Lance Stroll e Nico Hülkenberg fechando o top-10.
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Confira como foi o TL3 da F1 em Ímola:
A sessão começou com os termômetros em 23°C de temperatura ambiente com asfalto em 44°C e umidade relativa do ar em 42% — semelhante ao visto nos treinos de sexta-feira. Seriam, daqui em diante, 60 minutos para os ajustes finais em busca do melhor acerto tanto para a classificação de logo mais quanto para a corrida.
Para Ferrari e McLaren, era o momento de confirmar a ótima performance da sexta-feira. Já a Red Bull teria de aproveitar bastante cada instante do TL3 para se colocar como candidata à pole depois de um dia em que nada deu certo, principalmente para Verstappen, que reclamou bastante da falta de aderência do RB20.
Assim que os carros começaram a ir para a pista, Leclerc assumiu a liderança, porém o duo da Red Bull, de médios, pulou para a ponta, com Pérez à frente de Verstappen. Sainz, então, recolocou a Ferrari no topo ao baixar em 0s2 o tempo do mexicano.
Leclerc emendou mais um giro rápido e cravou 1min16s281, mais de 1s melhor que o tempo de Pérez. Boa parte do grid, na verdade, ainda aguardava os minutos iniciais nos boxes. Ferrari e Red Bull tinham toda a pista de Ímola ao dispor, e os taurinos logo mostraram que não seria tão fácil tirar a pole-position de Max: com pneus médios, o neerlandês passou 0s2 abaixo da marca de Leclerc no setor 1, mas o segundo trecho voltou a fazer diferença. Mesmo assim, a volta final foi apenas 0s190 mais lenta que a de Charles, registrada com os compostos macios.
Perto dos 15 minutos percorridos da sessão, os demais pilotos foram deixando o pit-lane um a um. Os primeiros foram os carros da Alpine, de médios; depois veio a Aston Martin, com os compostos duros, usando a primeira parte da sessão para acerto de corrida.
No giro seguinte, Verstappen enfim conseguiu acertar o setor 2 e tirou 0s010 da marca de Leclerc. Não foi o bastante para pegar a primeira colocação, mas a distância para a SF-24 #16 já caiu para 0s085 no geral.
Pouco menos de 40 minutos para o fim, apenas McLaren e Yuki Tsunoda ainda permaneciam nos boxes. Na pista, o carros da Mercedes, com macios, sofriam mais que o normal comparado à sexta-feira, com Russell e Hamilton fechando os primeiros giros rápidos a 1s2 e 2s de Sainz — agora líder, à frente de Leclerc — respectivamente. O heptacampeão, aliás, levou um susto ao ser informado pelo engenheiro da diferença.
Quando Norris enfim foi para a pista, colocou-se em quarto, entre Verstappen e Pérez. A curiosidade é que o MCL38 também estava calçado de médios, ao contrário da escolha da Ferrari até então. E quando o relógio marcou cerca de 35 minutos para o fim, a bandeira vermelha deu o ar da graça após Fernando Alonso perder a traseira e bater na Rivazza.
A intervenção durou em torno de dez minutos, com o cronômetro correndo, conforme é de praxe nos treinos livres. Piastri, que no momento do incidente de Alonso vinha em volta de aquecimento, tratou de ir logo à pista para registrar tempo, e ao contrário do companheiro de equipe, optou pelos macios. Os dois primeiros setores não foram tão bons, mas o último trecho do australiano foi o melhor da sessão até então, fechando o giro a 0s190 da marca de Sainz.
Quando todos enfim registraram tempos, o top-10 era formado por Sainz, Leclerc, Piastri, Verstappen, Norris, Pérez, Russell, Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton e Logan Sargeant. O #81 da McLaren, então, veio para mais uma tentativa, agora com o melhor primeiro setor. No segundo trecho, perdeu um pouco de tempo, mas ainda foi mais rápido, só que o erro na saída da Rivazza o fez fechar a volta a mais de 1s do líder.
Nos dez minutos finais, foi a hora de buscar a volta rápida definitiva antes da classificação, e Piastri mais uma vez acelerou com tudo. Agora, porém, não houve contratempos ou erros: um giro perfeito, com todos os setores em roxo que o colocaram 0s5 à frente de Sainz. Perto do fim, Pérez escapou e bateu, causando nova bandeira vermelha, mas ainda houve tempo para Norris retornar à pista com macios e assegurar a dobradinha papaia.
Fórmula 1 2024, GP da Emília-Romanha, Ímola, Treino Livre 3:
1 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:15.529 | |
2 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:15.829 | +0.300 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:16.067 | +0.538 |
4 | C LECLERC | Ferrari | 1:16.087 | +0.558 |
5 | G RUSSELL | Mercedes | 1:16.095 | +0.566 |
6 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:16.366 | +0.837 |
7 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:16.470 | +0.941 |
8 | E OCON | Alpine | 1:16.481 | +0.952 |
9 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:16.543 | +1.014 |
10 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:16.547 | +1.018 |
11 | D RICCIARDO | RB Honda | 1:16.560 | +1.031 |
12 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:16.631 | +1.102 |
13 | Y TSUNODA | RB Honda | 1:16.668 | +1.139 |
14 | V BOTTAS | Sauber Ferrari | 1:16.695 | +1.166 |
15 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:16.794 | +1.265 |
16 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:16.923 | +1.394 |
17 | L HAMILTON | Mercedes | 1:16.960 | +1.431 |
18 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:17.339 | +1.810 |
19 | P GASLY | Alpine | 1:17.361 | +1.832 |
20 | G ZHOU | Sauber Ferrari | 1:17.891 | +2.362 |