Piastri bate Ferrari e puxa 1-2 da McLaren no TL3 do GP da Emília-Romanha. Verstappen é 6º

Oscar Piastri acertou um belo giro e cravou 1min15s529 no TL3 deste sábado (18), em Ímola, colocando a McLaren à frente da Ferrari

Oscar Piastri deu o troco sobre a Ferrari no TL3 do GP da Emília-Romanha e foi o mais rápido na sessão que antecede a classificação deste sábado (18). O australiano da McLaren acertou todos os trechos da pista com os pneus macios e cravou 1min15s529, 0s538 mais rápido que Carlos Sainz, que ainda viu Lando Norris aproveitar o composto com o cronômetro zerado e terminou em segundo.

A McLaren optou por calçar os pneus macios somente nas voltas finais, mas a performance de médios já dava o tom de que seria difícil bater os carros de Piastri e Norris quando os compostos de faixa vermelha entrassem em ação.

Na primeira ida com eles, Piastri foi atrapalhado pela bandeira vermelha causada por Fernando Alonso e não conseguiu completar o giro. Depois, cometeu um erro na saída da Rivazza quando vinha com os dois melhores setores, fechando um tempo muito alto.

Era, portanto, questão de ser perfeito para não dar chance à rival vermelha, e foi o que aconteceu nos minutos finais, pouco antes de nova intervenção da bandeira vermelha, agora causada por Sergio Pérez. O australiano encaixou um ótimo giro e entrou na casa de 1min15s, detonando o tempo de Sainz, então líder.

A direção de prova liberou a pista a pouco mais de dois minutos para o fim, e o TL3 virou um salseiro, como vários carros ainda buscando a chance de mais uma voltinha. Max Verstappen foi um deles, mas não teve chances de abrir o giro. Melhor para Norris, que passou com folga e ainda pegou o setor 3, o suficiente para colocá-lo à frente dos carros da Ferrari.

Charles Leclerc ficou em quarto, com George Russell à frente de Verstappen, mas com um detalhe: o neerlandês só andou de médios e chegou a ser melhor que a Ferrari em alguns momentos.

Alexander Albon colocou a Williams em sétimo, com Esteban Ocon, Lance Stroll e Nico Hülkenberg fechando o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, a classificação está marcada para as 11h (de Brasília, GMT-3). Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lando Norris ficou em segundo no TL3 (Foto: Pirelli)

Confira como foi o TL3 da F1 em Ímola:

A sessão começou com os termômetros em 23°C de temperatura ambiente com asfalto em 44°C e umidade relativa do ar em 42% — semelhante ao visto nos treinos de sexta-feira. Seriam, daqui em diante, 60 minutos para os ajustes finais em busca do melhor acerto tanto para a classificação de logo mais quanto para a corrida.

Para Ferrari e McLaren, era o momento de confirmar a ótima performance da sexta-feira. Já a Red Bull teria de aproveitar bastante cada instante do TL3 para se colocar como candidata à pole depois de um dia em que nada deu certo, principalmente para Verstappen, que reclamou bastante da falta de aderência do RB20.

Assim que os carros começaram a ir para a pista, Leclerc assumiu a liderança, porém o duo da Red Bull, de médios, pulou para a ponta, com Pérez à frente de Verstappen. Sainz, então, recolocou a Ferrari no topo ao baixar em 0s2 o tempo do mexicano.

Leclerc emendou mais um giro rápido e cravou 1min16s281, mais de 1s melhor que o tempo de Pérez. Boa parte do grid, na verdade, ainda aguardava os minutos iniciais nos boxes. Ferrari e Red Bull tinham toda a pista de Ímola ao dispor, e os taurinos logo mostraram que não seria tão fácil tirar a pole-position de Max: com pneus médios, o neerlandês passou 0s2 abaixo da marca de Leclerc no setor 1, mas o segundo trecho voltou a fazer diferença. Mesmo assim, a volta final foi apenas 0s190 mais lenta que a de Charles, registrada com os compostos macios.

Perto dos 15 minutos percorridos da sessão, os demais pilotos foram deixando o pit-lane um a um. Os primeiros foram os carros da Alpine, de médios; depois veio a Aston Martin, com os compostos duros, usando a primeira parte da sessão para acerto de corrida.

No giro seguinte, Verstappen enfim conseguiu acertar o setor 2 e tirou 0s010 da marca de Leclerc. Não foi o bastante para pegar a primeira colocação, mas a distância para a SF-24 #16 já caiu para 0s085 no geral.

Pouco menos de 40 minutos para o fim, apenas McLaren e Yuki Tsunoda ainda permaneciam nos boxes. Na pista, o carros da Mercedes, com macios, sofriam mais que o normal comparado à sexta-feira, com Russell e Hamilton fechando os primeiros giros rápidos a 1s2 e 2s de Sainz — agora líder, à frente de Leclerc — respectivamente. O heptacampeão, aliás, levou um susto ao ser informado pelo engenheiro da diferença.

O acidente de Fernando Alonso durante o TL3 (Vídeo: Reprodução/Sky Sports)

Quando Norris enfim foi para a pista, colocou-se em quarto, entre Verstappen e Pérez. A curiosidade é que o MCL38 também estava calçado de médios, ao contrário da escolha da Ferrari até então. E quando o relógio marcou cerca de 35 minutos para o fim, a bandeira vermelha deu o ar da graça após Fernando Alonso perder a traseira e bater na Rivazza.

A intervenção durou em torno de dez minutos, com o cronômetro correndo, conforme é de praxe nos treinos livres. Piastri, que no momento do incidente de Alonso vinha em volta de aquecimento, tratou de ir logo à pista para registrar tempo, e ao contrário do companheiro de equipe, optou pelos macios. Os dois primeiros setores não foram tão bons, mas o último trecho do australiano foi o melhor da sessão até então, fechando o giro a 0s190 da marca de Sainz.

Quando todos enfim registraram tempos, o top-10 era formado por Sainz, Leclerc, Piastri, Verstappen, Norris, Pérez, Russell, Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton e Logan Sargeant. O #81 da McLaren, então, veio para mais uma tentativa, agora com o melhor primeiro setor. No segundo trecho, perdeu um pouco de tempo, mas ainda foi mais rápido, só que o erro na saída da Rivazza o fez fechar a volta a mais de 1s do líder.

Nos dez minutos finais, foi a hora de buscar a volta rápida definitiva antes da classificação, e Piastri mais uma vez acelerou com tudo. Agora, porém, não houve contratempos ou erros: um giro perfeito, com todos os setores em roxo que o colocaram 0s5 à frente de Sainz. Perto do fim, Pérez escapou e bateu, causando nova bandeira vermelha, mas ainda houve tempo para Norris retornar à pista com macios e assegurar a dobradinha papaia.

Fórmula 1 2024, GP da Emília-Romanha, Ímola, Treino Livre 3:

1O PIASTRIMcLaren Mercedes1:15.529 
2L NORRISMcLaren Mercedes1:15.829+0.300
3C SAINZFerrari1:16.067+0.538
4C LECLERCFerrari1:16.087+0.558
5G RUSSELLMercedes1:16.095+0.566
6M VERSTAPPENRed Bull Honda1:16.366+0.837
7A ALBONWilliams Mercedes1:16.470+0.941
8E OCONAlpine1:16.481+0.952
9L STROLLAston Martin Mercedes1:16.543+1.014
10N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:16.547+1.018
11D RICCIARDORB Honda1:16.560+1.031
12S PÉREZRed Bull Honda1:16.631+1.102
13Y TSUNODARB Honda1:16.668+1.139
14V BOTTASSauber Ferrari1:16.695+1.166
15L SARGEANTWilliams Mercedes1:16.794+1.265
16K MAGNUSSENHaas Ferrari1:16.923+1.394
17L HAMILTONMercedes1:16.960+1.431
18F ALONSOAston Martin Mercedes1:17.339+1.810
19P GASLYAlpine1:17.361+1.832
20G ZHOUSauber Ferrari1:17.891+2.362
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.