Piastri celebra pole na sprint do GP de São Paulo, mas critica asfalto: “Muito ruim”
Com uma volta de 1min08s899, Oscar Piastri encabeçou o 1-2 do time laranja-papaia e deu um indicativo de que a dupla terá um fim de semana forte e Interlagos
Oscar Piastri mostrou que a McLaren vem forte para o fim de semana em Interlagos. O australiano voou no piso recapeado da pista brasileira, superou o tempo de Lando Norris e cravou a pole-position da corrida sprint do GP de São Paulo, que acontece neste sábado (2).
Com uma volta de 1min08s899, o #81 encabeçou o 1-2 do time laranja-papaia e deu um indicativo de que a dupla vem forte para a corrida principal.
“Foi uma sessão complicada. Parecia confortável no começo e a aderência estava melhorando. Estou feliz por conquistar a pole da corrida sprint”, disse Piastri. “Minha primeira volta não foi incrível, mas eu sabia que havia algumas áreas para melhorar e na segunda volta, os pneus seguraram e foi um bom giro”, completou.
A McLaren mostrou força desde o TL1, liderado por Norris, e deu a impressão de que foi o carro que melhor se adaptou a Interlagos até agora. Um dos grandes desafios enfrentado pelos pilotos é o novo asfalto do traçado, que permitiu voltas mais rápidas e melhorou a aderência dos pneus, mas também aumentou o risco de errar os limites da pista e trouxe de volta os quiques em alguns bólidos, dando uma boa diferença sobre o que eles treinaram no simulador. Por isso, a pista deve evoluir durante o fim de semana e deixar a disputa ainda mais imprevisível.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Tentativa de arrancadas de Norris e da Ferrari: o que está em jogo no GP de São Paulo
Contudo, apesar de estar mais rápida, Piastri não aprovou o novo piso. “É muito ruim. Muitas pessoas tiveram que mudar as coisas para se sentirem confortáveis, mas a aderência está melhor”, disse.
“Estávamos um pouco preocupados com o clima, mas achamos que o pneu macio poderia aguentar uma segunda volta, e você pode ir mais devagar nos boxes, todos nós fazemos isso. Estava indo melhor do que o esperado. Acho que todo mundo foi pego de surpresa com muitas mudanças de configuração, então a ordem está um pouco confusa”, explicou o australiano.
“Veremos como está o ritmo comigo e Norris. Primeiro e segundo é o objetivo principal. Sei que não estou na disputa pelo Mundial de Pilotos. Então, veremos. Acho que cruzar a linha de chegada é o primeiro objetivo”, concluiu.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Logo mais, às 15h30 (de Brasília, GMT-3), acontece a classificação sprint. No sábado (2), a corrida sprint será às 11h, ao passo que a classificação acontece às 15h. No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.

