Piastri completa 120 voltas sob chuva em novo teste da Pirelli com pneus da F1 2026

Oscar Piastri completou 120 voltas ao redor do circuito Paul Ricard, na França, em teste dos novos pneus da Pirelli para a temporada 2026 da Fórmula 1

A Pirelli conduziu mais um teste dos compostos que serão utilizados a partir da temporada 2026 da Fórmula 1. A equipe da vez foi a McLaren, que mandou Oscar Piastri à pista com um MCL60 modificado para experimentar os novos pneus no circuito Paul Ricard, na França, e sob muita chuva. 

Apesar das condições chuvosas e do frio, que atrapalharam e diminuíram o número de voltas planejado, o #81 ainda conseguiu completar 120 giros na pista, sendo o mais rápido completado em 1min7s008. 

À primeira vista, é um tempo consideravelmente mais baixo que o recorde do circuito, que foi estabelecido por Sebastian Vettel, em 2019, com tempo de 1min32s740. No entanto, vale destacar que Piastri percorreu um traçado diferente do utilizado pela F1 naquele ano, cerca de 2,3 km mais curto. 

Proporcionalmente, o tempo de Piastri seria equivalente a cerca de 2min02s ao redor do traçado de 5,8 km que era usado pela Fórmula 1. Ao todo, o australiano percorreu 415,56 km em Paul Ricard

Oscar Piastri participou de teste da Pirelli em Paul Ricard (Foto: McLaren)

De qualquer maneira, o foco da atividade com Piastri era o teste dos novos pneus da F1 para 2026, que serão mais estreitos tanto na frente quanto atrás. Nos dianteiros, os compostos serão reduzidos em 25mm, enquanto os traseiros serão diminuídos em 30mm. 

A expectativa da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é de que trabalhar com pneus mais estreitos ajude as equipes a economizar de 4 a 5kg e atingir a meta de reduzir o peso total dos carros em 30kg, objetivo estabelecido pela FIA.

Nesta quinta-feira (30), a McLaren vai dar continuidade aos testes com Lando Norris no volante em Paul Ricard. Essa atividade, em especial, será específica para pneus de chuva. Já em fevereiro, a Ferrari vai mandar Charles Leclerc e Lewis Hamilton à pista em Barcelona, no circuito da Catalunha, em uma versão modificada do SF-24

Ano passado, Felipe Drugovich foi o primeiro piloto a testar os novos compostos da Pirelli em pista. Na ocasião, a Aston Martin mandou o brasileiro à pista com um AMR23 modificado em Barcelona.

Felipe Drugovich participou de testes da Pirelli em 2024 (Foto: Pirelli)

A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.