Pai de Bianchi agradece apoio, insiste que filho não vai desistir, mas admite viver "situação desesperadora" no Japão

Pai de Jules Bianchi, Philippe falou sobre os dias que vive no Japão desde o acidente grave que o piloto sofreu durante a corrida em Suzuka, há pouco mais de uma semana. O francês acredita que o filho "não vai desistir", mas reconheceu que a situação é "desesperadora". "Toda vez que o telefone toca, nós sabemos que pode ser do hospital nos dizendo que Jules morreu", disse

Em uma tocante entrevista, Philippe Bianchi, pai de Jules, afirmou que o filho "não vai desistir", mas admitiu que a situação que vive no momento é "desesperadora". O jovem piloto da Marussia segue internado em estado crítico, mas estável no Hospital Geral de Mie, no Japão, depois do grave acidente que sofreu na parte final da corrida na pista de Suzuka, disputada há pouco mais de uma semana.

Na volta 43 da etapa nipônica, o francês perdeu o controle do carro na curva 7 devido à aquaplanagem e, depois de escapar do traçado, acabou se chocando contra um trator que fazia a retirada da Sauber de Adrian Sutil, que saíra no mesmo ponto, mas no giro anterior. A pancada foi violenta, com força estimada de 50 G, já que a Marussia #17 vinha a 203 km/h.

Os pais de Jules, Phillipe e Christine Bianchi, deixam o hospital no Japão (Foto: Getty Images)

Um dia após o acidente, os pais de Jules, Philippe e Christine, voaram da França para o Japão para acompanhar o tratamento do filho. No fim da última semana, os irmãos, Tom e Melanie Bianchi, além de um amigo do piloto, também viajaram para ficar ao lado do restante da família.

A SITUAÇÃO DE JULES BIANCHI
icon_tempoAO VIVO e EM TEMPO REAL, a cobertura do estado de saúde de Bianchi
 
icon_gp Torcedor flagra acidente de Bianchi com guindaste durante GP do Japão
 
icon_gp Bianchi é encaminhado inconsciente para hospital após acertar guindaste
 
icon_gp Com traumatismo craniano, Bianchi passa por cirurgia e respira sem aparelhos
 
icon_gp Assessoria da FIA confirma estado de saúde 'crítico, mas estável' de Bianchi
 

"A situação é desesperadora", reconheceu Philippe em entrevista ao jornal italiano 'La Gazzetta dello Sport'. "Toda vez que o telefone toca, nós sabemos que pode ser do hospital nos dizendo que Jules morreu. Mas ele não vai desistir, tenho certeza disso. Eu posso ver. E acredito nisso", completou o francês, que não deu mais detalhes sobre a condição de saúde do gaulês e apenas reiterou as informações divulgadas ainda na semana passada.

"Eu falo com ele, porque sei que ele pode me ouvir. Os médicos nos disseram que tudo isso já é um milagre, ninguém teria sobrevivido a um acidente tão sério. Mas Jules não vai desistir", insistiu. "O seu preparador Andrea disse que se há alguém que pode fazer isso, que pode fazer acontecer, esse alguém é Jules", acrescentou. 

Philippe ainda revelou que a família está bastante emocionada com as mensagens de apoio que vem recebendo e com o gesto dos pilotos da F1, que no último fim de semana, pouco antes do GP da Rússia, se reuniram e, abraçados à frente do grid, prestaram homenagem ao piloto da Marussia com um em círculo de solidariedade. "Eu nunca vi nada como isso", contou.

"Isso nos tocou profundamente. E só temos de agradecer a cada um deles. Muitos deles também têm estado em contato e mandando apoio constante. Fernando Alonso, Jean-Éric Vergne, Felipe Massa, todos eles me escreveram e me deram mensagens fortes de apoio."

"Lewis Hamilton me enviou um e-mail carinhoso também e me disse que podemos contar com ele para o que precisarmos. Valentino Rossi e Marc Márquez, da MotoGP, também manifestaram apoio", acrescentou.

O pai de Jules Bianchi ainda lembrou o acidente de Michael Schumacher e está usando a recuperação do heptacampeão como exemplo. O alemão sofreu um sério acidente enquanto esquiava nos Alpes franceses no início do ano. Ele também sofreu lesões na cabeça e agora segue em tratamento na sua casa, na Suíça, embora a condição ainda seja muito séria.

Pilotos prestam homenagem a Jules Bianchi na Rússia (Foto: Getty Images)

"Fiquei muito triste quando ele se machucou", disse Philippe. "Eu ficava imaginando, como qualquer outra pessoa, por que eles não dizem mais sobre como ele está? Mas agora eu estou na mesma situação. E entendo. Todo mundo fica perguntando como está Jules, mas não podemos responder, não há uma resposta. É muito grave, mas ele está estável."

"Um dia ele parece um pouco melhor, em outros um pouco pior. Os médicos não dizem. A lesão por conta do acidente é bem grave e não sabemos como vai evoluir. Mesmo com Schumacher, levou meses para sair do coma. Jean Todt [Presidente da FIA] disse que Michael progrediu muito. Espero um dia poder dizer a mesma coisa sobre Jules", declarou o gaulês.

Por fim, Philippe definiu a situação toda como um pesadelo. "É difícil. Em uma semana, a vida desta família foi destruída. O que estamos fazendo aqui? Estamos vivendo um pesadelo em um lugar muito longe de casa. Mas quando Jules melhorar um pouco mais para podermos transferi-lo, talvez para Tóquio, as coisas vão ficar mais fáceis. Mas ninguém sabe quando isso vai acontecer. Se vai acontecer. Nós não temos certeza de nada, só temos de esperar", concluiu.

As imagens do acidente de Jules Bianchi
#GALERIA(5099)
Torcedor registra momento do acidente com BianchiF1 2014: o acidente de Jules Bianchi com um guindaste no GP do Japão

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.