Pai de Verstappen deixa bronca com Red Bull de lado: “Max desafiado é ainda melhor”

Jos Verstappen falou sobre como é bom ver "o tipo de corrida que Max e Red Bull fazem juntos", ressaltando que a vitória do filho em Baku contou com uma motivação extra após Mônaco

Parece que o resultado favorável a Max Verstappen no GP do Azerbaijão deixou o pai do atual campeão da Fórmula 1, Jos Verstappen, mais satisfeito do que o visto na última corrida, em Mônaco. O ex-piloto de F1 acredita, inclusive, que o suposto favorecimento a Sergio Pérez nas ruas de Monte Carlo foram cruciais para deixar o filho ainda mais motivado para a corrida em Baku.

Na corrida de domingo, Verstappen e Pérez brigaram pela vitória, mas sem um confronto para valer na pista, uma vez que os taurinos orientaram pelo rápido que não houvesse luta para não comprometer a dobradinha que se desenhava. Melhor para o holandês, que vinha mais rápido e não viu o mexicano oferecer resistência.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Max Verstappen ampliou liderança do campeonato com vitória em Baku (Foto: Red Bull Content Pool)

Foi a quinta vitória do #1 no ano em oito oportunidades. “Era possível ver que Max estava muito motivado”, disse Jos em sua coluna semanal no site Verstappen.com. “Claro que isso tem a ver com a corrida passada, em Mônaco, mas ele não deixou que aquilo o afetasse. Foi muito bonito, e isso só o torna melhor. Um Max desafiado é um Max ainda melhor”, ressaltou.

Apesar do ritmo mais forte, tanto Verstappen quanto Pérez contaram com o abandono duplo da Ferrari na pista azeri — primeiro Carlos Sainz devido a um problema hidráulico, depois Charles Leclerc, com um estouro de motor quando liderava. Para Jos, uma situação que evitou uma disputa direta na pista que “poderia trazer riscos” ao filho.

“Achei Max muito forte em Baku, mas sejamos francos, tudo aconteceu de forma conveniente. A Ferrari fez uma boa jogada chamando Leclerc aos boxes durante o safety-car virtual. Quando Max parou, voltou 13s atrás”, lembrou Jos.

“Houve outro VSC, e Leclerc poderia ter aproveitado a oportunidade mais uma vez. Ele ter abandonado por problemas técnicos foi bom para nós”, admitiu o pai do holandês, completando que “Max poderia tê-lo alcançado, mas isso exigiria mais riscos na ultrapassagem”. “Não precisava chegar a esse ponto”, frisou.

LEIA MAIS
Fórmula 1 dá início a negociações para retorno à África do Sul na temporada 2023
Band fecha renovação de contrato e transmite Fórmula 1 até 2025

Após o início rodeado de incertezas por conta dos abandonos, a Red Bull emplacou uma sequência de cinco vitórias — quatro com Verstappen e uma com Pérez — e lidera o Mundial de Construtores com 80 pontos sobre a Ferrari. O holandês, por sua vez, agora está com 21 de vantagem sobre o companheiro de equipe, que ultrapassou Leclerc na tabela.

Jos destacou “como é bom ver o tipo de corrida que Max e Red Bull fazem juntos”. “Depois dos dois abandonos no início da temporada, todos pensaram que estaria perdido. Agora você vê a Ferrari tendo problemas, mas as coisas podem mudar em um instante, então continua sendo um esporte muito técnico.”

“A Red Bull geralmente tem as coisas em ordem, com uma equipe qualificada e experiente. Mas não devemos comemorar muito cedo, ainda é uma temporada muito longa”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.