Pai de Verstappen culpa Red Bull por “difícil” 2024: “Avisei que caminho estava errado”

Jos Verstappen, pai de Max, foi um dos que confrontaram o comando de Christian Horner durante a temporada 2024 da F1. Ambos viveram guerra pública

Jos Verstappen responsabilizou a Red Bull pela temporada 2024 da F1 ter sido muito aquém do apresentado em 2023, quando o time de Milton Keynes dominou amplamente o campeonato com 21 vitorias em 22 corridas. Apesar de Max Verstappen, filho do ex-piloto da Fórmula 1, ter saído tetracampeão, a equipe terminou o Mundial de Construtores somente na terceira posição, atrás da McLaren, campeã, e Ferrari — e não escapou das críticas do neerlandês.

O ano da Red Bull foi muito conturbado. Antes mesmo da temporada começar, a equipe iniciou uma investigação interna por possível “conduta inadequada” de Christian Horner, chefe do time. O dirigente teria enviado fotos inapropriadas para uma funcionária. Este caso todo ganhou repercussão via mídia neerlandesa, o que indicou um possível vazamento via Jos Verstappen, ainda mais depois da extensa troca de farpas públicas entre as partes.

No final das contas, Horner acabou inocentado pela Red Bull, mas isso não encerrou o confronto entre o dirigente e o pai de Max, que chegou a dizer que a equipe “explodiria” caso o britânico continuasse no comando. Nos meses seguintes, a esquadra de Milton Keynes viu diversas peças anunciarem a saída, como Adrian Newey, projetista, e Jonathan Wheatley, diretor-esportivo.

Coincidência ou não, a Red Bull teve uma queda vertiginosa de desempenho depois que Newey anunciou que deixaria a equipe, às vésperas do GP de Miami. Antes disso, foram quatro vitórias de Verstappen em cinco corridas, com Sérgio Pérez subindo ao pódio nessas ocasiões — a única exceção foi no complicado GP da Austrália, em que o neerlandês abandonou com problemas no freio e o mexicano não encontrou desempenho.

Jos Verstappen e Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

Depois da corrida na pista de rua da Flórida, a Red Bull viu Verstappen vencer somente mais cinco vezes em 19 etapas, nas quais Pérez ficou muito longe do pódio. Bem diferente de 2023, quando a equipe venceu 21 das 22 provas, sendo que o neerlandês levou 19 delas.

No entanto, Jos indicou que o buraco na Red Bull ia além do lado externo da pista. Para o ex-piloto de F1, era nítido que a equipe tomou decisões erradas ao longo de 2024, que afetou diretamente o desempenho do RB20.

“Foi emocionante, claro. Um ano completamente diferente do que as pessoas pensavam que seria. Rapidamente indiquei que as coisas não estavam indo para a direção certa, inclusive no desempenho em pista. Vi isso acontecendo, mas não podia mudar nada do lado de fora. Estava longe do meu alcance, mas era visível para todos”, disse Jos Verstappen ao site neerlandês Formule1.nl.

“Às vezes, me corroía por dentro. Podia ver as coisas indo para um caminho errado em termos de desempenho. Era difícil não pegar o telefone e ligar para eles. Era complicado lidar com tudo. Tivemos temporadas melhores em que Max se tornou campeão”, prosseguiu.

Jos Verstappen (esq.) se mostrou mais alinhado a Helmut Marko (dir.), consultor da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

“O piloto depende do carro que recebe. Max teve de trabalhar mais, mas, por outro lado, os finais de semana foram mais duros para ele, especialmente se comparar ao ano extremamente bem-sucedido como foi em 2023. Foi mais difícil dentro e fora da pista. É um ano de aprendizado quando se vê muitas coisas darem errado? Isso é aprendizado? Não é assim para nós”, completou Verstappen.

Ficou claro que a alta cúpula da Red Bull teve dificuldades em manter toda a equipe unida em 2024, o que parece que não se repetiu na equipe de trabalho do carro #1. É o que indicou Jos Verstappen.

“Permaneceu do mesmo jeito [se foi mais difícil para Verstappen manter a equipe unida], ele trabalha com os engenheiros há um bom tempo. Max não se importa com assuntos periféricos. Ele quer saber de desempenho e é sobre isso que ele se preocupa. E é assim que deve ser”, encerrou.

Com o ano encerrado, a Fórmula 1 retorna apenas para os testes de pré-temporada, agendados para acontecer no Bahrein entre os dias 26 e 28 de fevereiro. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.