Pandemia dificulta teste de pneus de 18” da Pirelli e ameaça introdução em 2022

A Pirelli ainda não sabe muito bem como vai testar os pneus de 18”, com introdução prevista para 2022. A companhia promete só ir adiante com o plano se fizer a análise devida antes

A Fórmula 1 conseguiu superar desafios da pandemia e realizar a temporada 2020, isso enquanto a Pirelli enfrenta dificuldades. A fábrica italiana abandonou cronograma de testes com os pneus de 18”, com introdução prevista para 2022, e ainda não sabe ao certo como fará em 2021. A situação preocupa Mario Isola, diretor de automobilismo da marca, que busca uma solução para levar o projeto adiante.

Dos 25 dias de testes previstos para 2020, incluindo participação das dez equipes, apenas o primeiro foi possível – com a Ferrari em fevereiro. O adiamento do novo regulamento de 2021 para 2022 trouxe certo alívio, mas ainda não se sabe como formar um novo calendário especial para a Pirelli.

“Vai ser muito difícil encaixar os 25 dias de testes no calendário do próximo ano”, reconheceu Isola, falando à revista britânica Autosport. “Já sabemos que a temporada vai começar ainda com as restrições de coronavírus”, seguiu.

A Pirelli sofre para testar novos pneus (Foto: Pirelli)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Tão logo a gente tenha um rascunho do calendário, vamos tentar encaixar alguns dias. Uma opção, por exemplo, é usar tanto quanto possível as terças e quartas pós-GP, seguindo na mesma pista. Isso minimiza o movimento das equipes. Precisamos levar em conta a quarentena e o deslocamento de um país para outro. Vamos buscar ser flexíveis e inteligentes, mas fica claro que não dá para introduzir os pneus de 18 polegadas sem testar antes. Precisamos de uma solução. Não é fácil, mas vamos fazer nosso melhor”, destacou.

Os pneus de 18” são apenas um componente em uma mudança drástica no regulamento técnico da F1 para 2022. A novidade já é testada na F2, o que ajuda a Pirelli a coletar informações importantes. A diferença de performance entre os carros das duas categorias, entretanto, invalida o uso dos dados da categoria secundária para a principal.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.