Paul Ricard realiza obras “em quase todas as curvas” para aumentar ultrapassagens na F1

Após ficar fora do calendário da Fórmula 1 em 2020, o GP da França se prepara para receber a categoria em junho deste ano. E passou por obras para aumentar as ultrapassagens após reclamações de fãs e dirigentes nas últimas corridas

Ausente do calendário de 2020 por conta da pandemia de Covid-19, o GP da França volta ao cronograma neste ano e vai contar com novidades, principalmente no asfalto e em algumas curvas específicas do traçado. Os organizadores da prova contrataram a empresa italiana de engenharia Studio Dromo, que já fez reparos em Silverstone, para recapear a pista de Paul Ricard e modificar quase todas as curvas do traçado.

Em 2018 e 2019, quando recebeu a Fórmula 1, a prova francesa foi duramente criticada por dirigentes e espectadores pela falta de ultrapassagens e emoção. O GP da França está previsto para ser a oitavo do calendário, no dia 27 de junho de 2021.

“Tivemos a obrigação de melhorar algumas curvas do ponto de visto do asfalta e temos feito o máximo possível, sempre dentro dos limites. Temos melhorado quase todas as curvas, mas a única que não trabalhamos foi a curva 10”, afirmou Jarno Zaffelli, responsável pela obra, ao site RaceFans.

GP da França não foi disputado na temporada 2020 (Foto: Pirelli)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Algumas curvas melhoramos pela drenagem e outras para permitir que tenhamos mais ultrapassagens. A curva 7 terá uma transição mais progressiva e isso ajudará com que os pilotos cheguem com mais velocidade na reta. A aderência neste ponto será muito importante para chegar com muita velocidade e ter boa oportunidades de ultrapassagens na frenagem seguinte”, completou.

Zaffelli ainda deu mais detalhes sobre as obras de recapeamento do asfalto em Paul Ricard. “Definitivamente, os pilotos vão sentir menos ondulações na área recapeada. Em algumas partes, como nas retas, asfaltamos duas vezes por conta das ondulações”, finalizou.

Paul Ricard não foi a única pista a passar por obras antes do início da temporada. O circuito da Catalunha, na Espanha, alterou o formato da curva 10 pensando nas provas da Fórmula 1 e da MotoGP.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube