Pérez sai de férias sonhando em conquistar primeira vitória na F1 ainda em 2012

Depois de dois pódios, Sergio Pérez quer mais. O mexicano da Sauber, cujo futuro na F1 está indefinido, pensa em subir ao degrau mais alto do pódio ainda neste ano. “Seria ver um sonho virar realidade”

Sergio Pérez estreou na F1 em 2011 mostrando ser um piloto de muito talento, e está fazendo uma temporada ainda melhor em 2012, e sabe disso. Especulado para assumir o lugar de Felipe Massa na Ferrari, o mexicano subiu ao pódio duas vezes neste começo de ano, e projeta voltar das férias de verão mais forte para buscar sua primeira vitória na categoria máxima do automobilismo mundial.

Os 47 pontos somados até aqui representam mais do que o triplo da quantia contabilizada durante todo o ano de 2011. Além disso, ele está a frente de seu companheiro de equipe, o japonês Kamui Kobayashi, mais experiente. Essa melhora não ocorreu só porque o carro da Sauber está bem melhor, mas também porque, ao volante do bólido de número 15 está um piloto mais completo, como afirmou o próprio Pérez em entrevista ao site oficial da F1.

Pérez quer levar a bandeira mexicana para o alto do pódio ainda em 2012 (Foto: Sauber)

“Acho que sou um piloto muito melhor do que era quando entrei na F1, especialmente na hora de tomar decisões junto da equipe”, disse o jovem piloto, que fez um balanço do que foi a temporada de 2012 até aqui. “Tendo mais experiência em relação à minha temporada de estreia, fico muito mais confiante em muitos aspectos”, avaliou.

“Tive alguns grandes momentos na primeira metade da temporada. Foram dois pódios que, é claro, me deixaram muito feliz. Apesar disso, também foi um período de altos e baixos, pois nós não conseguimos tirar o máximo de cada situação”, balanceou o competidor, que acredita poder alcançar glórias maiores do que os pódios na Malásia e no Canadá. “O carro é rápido e conquistar a minha primeira vitória seria ver um sonho virar realidade”, declarou.

Para que o seu primeiro triunfo, que também seria o primeiro da história da Sauber – o melhor foi justamente o segundo lugar de Pérez no GP da Malásia – venha, o mexicano de 22 anos acredita que todo o conjunto piloto-equipe seja “mais eficiente. Quero contribuir para isso. Não é que a nossa performance não esteve consistente, mas nós nem sempre conseguimos acertar tudo, e tivemos azar em algumas oportunidades”, justificou. “Nós temos que fazer o melhor a partir do que temos”, falou.

Quanto ao momento da F1 como um todo, Pérez gosta. “Estamos vivendo uma grande temporada na F1 neste ano. As equipes estão muito próximas e isso permite que mais equipes e mais pilotos briguem por pódios ou mesmo por vitórias”, exaltou – ele é prova disso.

Saindo de férias depois de uma prova não tão boa na Hungria, que terminou longe da zona de pontuação, Pérez disse que vai trabalhar para manter a boa forma das primeiras 11 corridas. Serão duas semanas de descanso, “em um lugar tranquilo nos Estados Unidos”, e duas semanas de trabalho, “para me preparar para a segunda metade da temporada, porque eu quero voltar forte”.

Outra preocupação de Pérez é com seu futuro. Empolgado com um possível acordo com a Ferrari, o mexicano disse que espera definir seu futuro na F1 "em breve". O empecilho estaria no desejo do presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo, de contar com um piloto mais experiente. O contrato de Massa com o time vermelho se encerra no fim dessa temporada, e a renovação ainda não saiu. O brasileiro tem 25 pontos na temporada de 2012.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.