Pérez testa positivo para coronavírus e desfalca Racing Point no GP da Inglaterra

Após um primeiro resultado inconclusivo, Sergio Pérez testou positivo para Covid-19 e vai ficar de fora da quarta etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. A Racing Point ainda não confirmou seu substituto

O que se temia, aconteceu: o primeiro caso positivo do novo coronavírus para um piloto da Fórmula 1. Nesta quinta-feira (30), Sergio Pérez acusou positivo para a Covid-19 e está automaticamente fora do GP da Inglaterra deste fim de semana.

O mexicano da Racing Point já fora tirado das entrevistas coletivas em Silverstone pela manhã por conta de um teste inicial que apontou resultado inconclusivo. Agora, à tarde, começo da noite pelo horário local, um segundo teste confirmou o positivo.

O teste em questão foi o do swab, o popular cotonete, que é inserido em uma das narinas para coletar material do examinado.

“Após o anúncio de hoje de que Sergio Pérez, da Racing Point, produziu um resultado inconclusivo para a Covid-19, no circuito de Silverstone, antes do GP da Inglaterra, a FIA e a Fórmula 1 agora podem confirmar que o resultado do novo teste é positivo”, disse a F1 em comunicado.

“Pérez entrou em quarentena própria de acordo com as instruções das autoridades de saúde pública relevantes e vai continuar a seguir o procedimento exigido por essas autoridades”, seguiu.

“Com a assistência dos promotores do GP da Inglaterra, das autoridades locais de saúde e do delegado da FIA para a Covid-19, uma iniciativa completa de rastreamento foi realizada e todos os contatos próximos foram colocados em quarentena”, afirmou.

“Os procedimentos estabelecidos pela FIA e pela Fórmula 1 previram a rápida contenção de um incidente que não terá maior impacto no evento deste fim de semana”, encerrou.

A Racing Point também divulgou uma nota sobre a situação de Pérez.

“Após o anúncio de que Sergio testou positivo para Covid-19, no circuito de Silverstone, antes do GP da Inglaterra de Fórmula 1, a equipe lamenta anunciar que ele não poderá participar da corrida deste fim de semana”, comunicou.

“Sergio está fisicamente bem e de bom humor, mas vai continuar no auto-isolamento, sob as diretrizes das autoridades de saúde pública relevantes, sendo a segurança a prioridade máxima para a equipe e o esporte”, seguiu.

“‍Todo o time deseja bem a Sergio e espera recebê-lo de volta ao cockpit do RP20 em breve. Nossa intenção é correr com dois carros no domingo. Em breve, comunicaremos os próximos passos para o fim de semana do GP da Inglaterra”, encerrou.

Se a determinação imposta pelo governo do Reino Unido, de uma quarentena de pelo menos dez dias para quem está com o coronavírus, tiver aplicação, Pérez também vai perder o GP do Aniversário de 70 anos na semana que vem, também disputado em Silverstone.

Ainda não há confirmação sobre um substituto para assumir o carro rosa. A Racing Point não conta com reservas próprios e os favoritos são Esteban Gutiérrez e Stoffel Vandoorne, reservas da Mercedes, além de Nico Hülkenberg, velho conhecido do time local.

O GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e em TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Inglaterra, quarta etapa da temporada 2020 da Fórmula 1.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.