Petecof vê Leclerc como “inspiração e motivação” para poder trilhar mesmo caminho na Academia da Ferrari

Membro da Academia de Pilotos da Ferrari e também da Academia Shell Racing, Gianluca Petecof tem em Charles Leclerc o grande exemplo de que é possível chegar ao cockpit da principal equipe do Mundial de F1 sendo lapidado em Maranello: “Sabemos que temos essa possibilidade de chegar ao mesmo lugar onde ele chegou”

Charles Leclerc chega ao posto de titular da Ferrari fazendo história. Aos 21 anos, o monegasco é o mais jovem a ocupar o cockpit mais cobiçado da F1 em quase 60 anos — desde o mexicano Ricardo Rodríguez, que defendeu a escuderia em 1961. Leclerc representa um marco histórico para o time de Maranello: é o primeiro piloto formado na Academia da Ferrari a ascender à condição de titular na F1.
 
Criada em 2009, tendo em Jules Bianchi seu primeiro membro, a Academia de Pilotos da Ferrari hoje conta com sete integrantes, sendo dois brasileiros. Gianluca Petecof e Enzo Fittipaldi trabalham ao lado dos também jovens Giuliano Alesi, Marcus Armstrong, Callum Ilott, Robert Shwartzman e o recém-chegado Mick Schumacher, filho de Michael Schumacher.
 
Petecof, de 16 anos, também é membro da Academia Shell Racing e integra a escalação da Academia de Pilotos da Ferrari desde o ano passado. Ao lado dos dois projetos de formação, Gianluca teve a chance de fazer a transição do kartismo para os monopostos, disputando os campeonatos da F4 Italiana e Alemã em 2018 pela Prema. Neste ano, Petecof vai manter o programa estabelecido pelos dois projetos e fazer mais um ano nas categorias, com o objetivo de lutar pelos dois títulos.
Gianluca Petecof enxerga Charles Leclerc como a grande referência para chegar à F1 (Foto: Prema Powerteam)

Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, o brasileiro falou sobre a ascensão de Leclerc como titular da Ferrari e vê no monegasco uma grande motivação para trilhar os mesmos caminhos rumo ao grid da principal categoria do esporte a motor.

 
“Acho que todo mundo na Academia da Ferrari tem o Leclerc como uma inspiração. Ele, que está na Academia desde 2016, pôde crescer e fazer todo o percurso, desde a GP3 (hoje F3), F2, até chegar à F1, e no segundo ano já sentando na Scuderia”, salientou.
 
Charles chegou à F1 credenciado pelos títulos da GP3, em 2016, e da F2, no ano seguinte, tendo a chance de estrear na Sauber, sempre por meio da Ferrari. O piloto impressionou ao ajudar uma equipe outrora no fim do grid a evoluir muito com seguidas idas ao Q3 e aos pontos, finalizando a temporada de estreia no Mundial com 39 pontos, em 13º lugar, tendo como melhor resultado a sexta colocação no GP do Azerbaijão.
 
Na visão de Petecof, Leclerc serve como grande referência e espelho para quem almeja chegar à F1 sendo formado em Maranello.
 
“Nós temos isso como motivação, por saber que a gente tem essa possibilidade de chegar ao mesmo lugar onde ele chegou. E também, com todo o staff, todos os preparadores e pessoas da parte técnica, que podem viabilizar essa ida à F1 e chegar lá ao topo”, disse o piloto, que não escondeu sua torcida pelo companheiro de Academia da Ferrari.
 
“Está todo mundo muito feliz e esperando que dê tudo certo para ele lá, até porque isso também cria uma imagem boa para a Academia e mostra a capacidade e a competência de todo mundo que está lá”, finalizou Petecof.
 
A temporada 2019 da F4 Alemã vai ter início com a etapa de Oschersleben, entre os dias 27 e 28 de abril. Já a F4 Italiana começa com rodada tripla na semana seguinte, entre os dias 4 e 5 de maio, em Vallelunga.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.