Gasly exalta experiência de piloto do novo chefe da Alpine: “Pode entender os dois lados”
Pierre Gasly disse que novo chefe de equipe do time francês, Oliver Oakes, "pode entender os dois lados" pode ter sido piloto no passado
A Alpine vive fase de reestruturação e decidiu fazer uma aposta para liderar a equipe na sequência da temporada 2024 da Fórmula 1. Oliver Oakes, de apenas 36 anos, foi contratado para ser um dos mais jovens chefes de equipe da história da categoria após a saída de Bruno Famin — uma das decisões tomadas por Flavio Briatore após assumir cargo de gestão dentro do time francês. Pierre Gasly, que permanece e deve liderar o novo projeto do time de Enstone na pista a partir de 2025, elogiou o novo chefe.
“Já conheço Ollie há alguns anos e conversamos nos últimos anos, mas agora é diferente. É uma grande mudança e um novo ambiente para ele se acostumar. Conheço suas qualidades e estou ansioso para trabalhar com ele”, afirmou o francês, durante entrevista coletiva em Zandvoort, nesta quinta-feira (22).
Oakes foi cacifado pelo trabalho à frente da Hitech, equipe que nesse momento briga pelo título tanto da Fórmula 2 com Paul Aron, quanto da Fórmula 3, com Luke Browning. Antes disso, na curta carreira como piloto, o britânico chegou a ser campeão mundial de kart, em 2005.
Para Gasly, o fato de Oakes ter sido piloto deve ajudar na evolução da Alpine. “Sei que ele é muito objetivo. Ele também já foi piloto, então pode entender os dois lados, do ponto de vista do piloto e do dirigente”, afirmou o #10. “Vai ser muito interessante trabalhar com ele, e já foi comprovado que fez um ótimo trabalho nos últimos anos. Teremos essa oportunidade neste fim de semana, por isso estou ansioso”, concluiu Gasly.
A Alpine vive um mau momento na Fórmula 1. O time é apenas oitavo colocado no Mundial de Construtores, com 11 pontos, com o risco de ter o pior desempenho desde que a nomenclatura Renault voltou para o Mundial, em 2017. Nomes como o ex-chefe de equipe Omar Szafnauer, Alan Permane [diretor-esportivo], Pat Fry [executivo-técnico], Davide Brivio [diretor de projetos de expansão] e Rob White [diretor de operações] deixaram o time nos últimos anos.
Além de nova mudança na chefia e da saída de Esteban Ocon para a Haas em 2025, a Alpine também confirmou que a Renault está de saída da F1 e não será mais fabricante de motores a partir de 2026. A expectativa é de um acordo de fornecimento com a Mercedes para os próximos anos.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (23), o primeiro treino livre está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3), com a segunda sessão será ao 11h30. No sábado (24), o TL3 abre o dia às 6h30, ao passo que a classificação será às 10h. Por fim, no domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: F1 volta das férias imprevisível e com briga múltipla por título dos Construtores