Pilota da Lotus, Jordá diz que homens rejeitam mulheres no automobilismo e que ‘F1 de saias’ seria fantástico

A espanhola Carmen Jordà gostou da ideia de Bernie Ecclestone de criar uma categoria só para mulheres. A pilota de 26 anos entende que a proposta ajudaria a trazer mais meninas para o esporte, afirmando que há ainda muitas barreiras, como a rejeição dos pilotos

Ao contrário de Susie Wolff, Carmen Jordá se mostrou favorável à ideia de uma categoria apenas para mulheres. Em resposta à proposta de Bernie Ecclestone para uma 'F1 de saias', Jordà disse que seria "fantástico". A espanhola de 26 anos assumiu nesta temporada o cargo de pilota de desenvolvimento da Lotus.

Carmen entende também que o campeonato seria bastante popular e facilitaria a entrada de mais garotas no automobilismo, especialmente porque os pilotos rejeitam a ideia de competir contra uma menina.

"Eles têm o sonho de vencer e acreditam que uma mulher não possa ganhar na F1", disse a pilota em entrevista ao site da F1, ao responder sobre a razão de os patrocinadores também não pressionarem para se ter mulheres no grid.

Carmen Jordá é a nova pilota de desenvolvimento da Lotus (Foto: Lotus)

"É por isso que eu acho que um campeonato feminino seria a resposta certa. Há gente importante que apoia a proposta, como vimos recentemente. Se a categoria acontecer, será fantástico", completou.

Jordá, que andou por três temporadas na GP3, mas sem nunca marca um ponto sequer, afirmou ainda que há muitas barreiras para as meninas.

"Quando eu era mais jovem, estava no pódio depois de uma prova ainda no kart e o garoto que chegou em terceiro, começou a chorar. Quando perguntaram a ele por que, ele disse que era porque uma menina foi capaz de vencê-lo. Essa é a reação dos homens em todos os lugares em corridas. Eles tentam nos colocar para baixo", declarou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.