Piloto de testes da Force India, Juncadella destaca desafio de Jerez, mas avalia: “Ótima experiência”

Piloto de testes da Force India, Daniel Juncadella destacou que foi um desafio assumir o bólido do time no piso molhado de Jerez. Espanhol, entretanto, fez uma avaliação positiva do exercício

Daniel Juncadella foi o escolhido pela Force India para assumir o posto de piloto de testes na temporada 2014 da F1. Confirmado oficialmente pelo time, o espanhol ganhou a chance de assumir o comando do VJM07 no testes de Jerez de la Frontera, que abriram a pré-temporada do Mundial.
 
Juncadella destacou que o exercício no traçado andaluz foi difícil por conta de sua inexperiência com um bólido de F1 no asfalto molhado, mas avaliou que conseguiu realizar um trabalho importante para o time antes da bateria de testes no Bahrein.
Juncadella vai competir no DTM em 2014 (Foto: Force India)
“Foi meu primeiro dia trabalhando com o time e foi um grande desafio, por causa das difíceis condições de pista”, contou. “Fiz as coisas com bastante cuidado, pois nunca tinha guiado um carro de F1 no molhado e a pista tinha manchas úmidas durante todo o dia”, continuou Daniel. 
 
“Foi o caso de construir a minha confiança e aprender como o time opera. Foi uma ótima experiência e me certifiquei de que aproveitei o máximo. Nós fizemos muitas voltas, o que foi uma grande evolução”, ponderou. “Este é o tipo de performance que o time precisava antes do teste no Bahrein para realmente começar a entender o carro. Quero agradecer o time pela oportunidade e estou ansioso pelo resto da temporada”, completou o piloto.
 
Otmar Szafnauer, chefe de operações de pista da Force India, avaliou que o último dia em Jerez foi o mais produtivo para o time e destacou a experiência adquirida pelo piloto.
 
“O último dia em Jerez se mostrou o mais produtivo para nós”, comentou. “Apesar das condições climáticas, Daniel conseguiu completar 81 voltas, o que deu a ele uma valiosa experiência para seu papel como piloto de testes nesta temporada”, comentou.
 
“O carro funcionou de maneira confiável, o que é resultado de todo trabalho duro feito no início do teste para resolver algumas das preocupações iniciais com confiabilidade”, considerou. “Durante esses primeiros dias, é vital completar muitas voltas e ao longo desses quatro dias nós completamos quase 650 km. Operacionalmente, não foi um teste fácil, tivemos muitos desafios diferentes, mas todo o time fez um trabalho extremamente profissional para garantir que otimizassemos o tempo que tinhamos na pista”, completou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.