Pirelli acredita que F1 vai optar por manter rodas de 13 polegadas e apenas tornar pneus mais largos em 2017

Diretor-esportivo da Pirelli, Paul Hembery não bota fé na mudança dos pneus de F1 para o chamado ‘perfil baixo’. O que ele acha é que os compostos, de fato, se tornarão mais baixos

O futuro da F1 deve ter pneus mais largos, mas com as rodas continuando a ter 13 polegadas. Essa é a impressão que tem Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli. As mudanças, se de fato acontecerem, serão introduzidas em 2017.
 
Há duas semanas, em Mônaco, chamou a atenção o teste que a marca fez no Principado com os pneus de perfil baixo em um carro da GP2 conduzido pelo ex-piloto Martin Brundle.
 
Hembery destacou que há duas formas de se pensar sobre o tamanho do pneu: da tecnologia e do marketing.
Este foi o pneu que a Pirelli mostrou em Mônaco (Foto: Pirelli)
“13 polegadas, 18, 19, eles precisam se decidir. Há duas escolas de pensamento: mudar para 18 ou 19, porque é mais próximo dos carros de rua e porque os outros grandes campeonatos também estão assim. Então, bizarramente, manter as 13 polegadas diferencia a F1 do que todo mundo está fazendo”, comentou o britânico.
 
“Eu acho que o departamento de marketing gostaria de ter 13 polegadas e ter uma bela propaganda estampada na lateral, pela qual não precisamos pagar! Vamos fazer o que a categoria quiser e vamos tentar encontrar soluções”, assegurou.
 
De qualquer modo, ele explicou porque pensa que a F1 não desejará as mudanças. “As rodas pesam 4,5 kg mais do que na GP2, então o peso aumenta dramaticamente. Há um custo, mas também a crença de que a F1 precisa ter certa aparência para que pareça um carro de F1. Os pneus definiram isso por muitos anos e não acho que vai haver uma solução perfeita. E se venderíamos mais pneus por ter pneus de 19 polegadas na F1? Provavelmente não”, acrescentou.

A Michelin, disposta a retornar à categoria para o triênio 2017-2019, já disse que só desejará mesmo voltar se for feita a mudança no diâmetro da roda.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.