Pirelli adota postura mais conservadora e leva pneus médios no lugar dos macios no GP do Bahrein

Paul Hembery prevê ao menos três paradas para cada piloto na quarta etapa da temporada 2013 da F1. A Pirelli tinha previsto levar os pneus macios e duros, mas alterou sua escolha para médios e duros por conta das altas temperaturas da pista de Sakhir


O fim de semana do GP da China foi marcado pelo altíssimo desgaste dos pneus macios e médios, o que determinou a estratégia de todas as equipes em Xangai. Alguns pilotos, como Felipe Massa, sofreram demais com a degradação dos compostos ao longo da prova. Para o GP do Bahrein, que será disputado no próximo domingo (21), a Pirelli adotou uma postura mais conservadora decidiu mudar sua escolha na última hora: ao invés de levar os pneus macios para Sakhir, a fornecedora de Milão seguirá ao Oriente Médio com os compostos médios, que serão entregues às equipes ao lado dos pneus duros.

Ainda assim, mesmo levando sua gama mais conservadora, a Pirelli aposta em um alto desgaste dos pneus em Sakhir. “O Bahrein tem uma das pistas mais exigentes do ano para os pneus, principalmente por causa do ambiente e do asfalto, com altas temperaturas. Esperamos cerca de três paradas por carro, embora os dados para uma previsão melhor só possam ser colhidos na sexta-feira”, afirmou Paul Hembery, diretor-esportivo da fabricante italiana.
A Pirelli levará os pneus médios e duros para Sakhir neste fim de semana (Foto: Pirelli)

“Um dos principais desafios da corrida no Bahrein é a dificuldade de prever a evolução da pista, pois isso depende da quantidade de areia do deserto soprada para o circuito. Pelo que vimos no ano passado, haverá muitas estratégias diferentes de corrida, o que pode até permitir que pilotos que não se classifiquem bem possam se recuperar durante a corrida”, acrescentou o dirigente britânico.

Em 2012, a Pirelli levou os pneus médios e macios para Sakhir. No entanto, os pneus deste ano são mais macios que os do ano passado, sendo uma das razões para a fornecedora alterar sua escolha para este fim de semana. Segundo a Pirelli, a expectativa de vida útil do pneu duro varia entre 15 e 17 voltas, enquanto o médio está previsto para durar entre 13 e 15 voltas, dependendo, obviamente, das condições do asfalto.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube