Pirelli ameaça deixar F1 pela falta de testes para se adaptar ao regulamento da próxima temporada

Fabricante italiana está insatisfeita com a falta de solução para a falta de testes de adaptação dos pneus para o novo regulamento técnico, que entrará em vigor na temporada 2014 da categoria

A cobertura completa do GP da Índia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens desta sexta-feira da F1 na Índia
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

A Pirelli ameaça deixar a F1 caso a categoria não encontre uma solução para a falta de testes de adaptação dos pneus para a temporada 2014, quando o novo regulamento técnico, que modificará sensivelmente os carros, entrará em vigor.

A fabricante esperava que a reunião do Grupo de Estratégia da FIA, realizada no início desta semana,  fosse resolver esta questão, o que não aconteceu. O presidente da Pirelli, Marco Tronchetti Provera, indicou que pode tirar sua empresa da F1 caso não haja mais testes antes do início da pré-temporada.

Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, diz que a fabricante pode deixar a categoria caso não haja testes para a adaptação dos compostos para a próxima temporada (Foto: Getty Images)

Paul Hembery, diretor-esportivo da Pirelli, seguiu o discurso de Provera e confirmou as ameaças. “Baseado nos comentários de nosso presidente há algumas semanas, tem de haver algum teste, ou não poderemos construir os pneus”, ressaltou.

O principal temor da fornecedora de pneus da F1 é que a falta de preparação gere problemas no início da próxima temporada, o que poderia manchar a imagem da empresa. Hembery disse ainda que a solução é simples e que não é necessário muito esforço.

“Não precisamos de muitos testes. Não estamos preocupados com a estrutura do pneu, mas precisamos experimentar algumas coisas em relação aos compostos. O ideal seria termos um carro 2014 o mais rápido possível, mas as equipes estão se preparando para a pré-temporada. Mas nos contentaríamos com um carro atual ou até mesmo um de 2011”, encerrou o diretor-esportivo da Pirelli.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.