Pirelli anuncia calendário de testes com novos pneus da F1. Ferrari abre cronograma em 1º de agosto

Ferrari, Red Bull e Mercedes são as equipes escolhidas pela Pirelli para a realização dos primeiros testes com os novos pneus da F1, que serão mais largos e adequados ao regulamento técnico que vai entrar em vigor em 2017. Ao todo, serão dez sessões, ou 24 dias. Apenas no último, em 29 de novembro, todas as outras equipes vão usar os pneus de dimensões redefinidas

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A Pirelli anunciou o cronograma de testes com os novos pneus para a temporada 2017 do Mundial de F1. A partir do ano que vem, com a entrada em vigor do novo regulamento técnico, os pneus, tanto os dianteiros como os traseiros, serão mais largos para oferecer aos carros maior aderência mecânica. Ao todo, serão dez sessões de testes, ou 24 dias. A Ferrari abre o calendário em 1º de agosto no circuito de Fiorano, na Itália, para levar à pista pela primeira vez os pneus de chuva. Apenas na décima e última sessão, em 29 de novembro, em Abu Dhabi, todas as outras equipes vão ter a chance de usar os novos pneus da F1.
 
De acordo com as novas dimensões, os pneus dianteiros vão ficar 60mm mais largos, passando dos 245 para 305mm. Os traseiros serão 80mm mais largos, passando dos 325 para 405mm. Tal configuração vale para todos os compostos, incluindo os intermediários e os de chuva forte. Todos eles seguirão tendo 13 polegadas.

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A Pirelli definiu o programa de testes com os novos pneus da F1 para 2017 (Foto: Twitter)
Ferrari, Red Bull e Mercedes foram as equipes escolhidas pela Pirelli para a realização dos primeiros testes com os novos pneus da F1, todas usando carros de 2015 devidamente adaptados a receber os novos pneus. A escolha foi aprovada pelas outras equipes do grid da F1 e também pela FIA. A fornecedora de Milão informou que as três escuderias são obrigadas a compartilhar as informações durante as sessões, visando evitar qualquer favorecimento ou privilégio em termos de dados.
 
A escuderia de Maranello vai ser a primeira a levar à pista os compostos desenvolvidos para 2017. O time italiano vai testar no circuito de sua propriedade, em Fiorano, na Itália, os pneus intermediários e de chuva forte. Entre 1º e 2 de agosto, a Pirelli vai molhar a pista de forma artificial para realizar a sessão que abre o cronograma.
 
Em seguida, será a vez de a Red Bull ir à pista, sendo a primeira a usar os pneus de pista seca que entrarão em vigor em 2017. A sessão vai acontecer durante o período de férias da F1 e está marcada para os dias 3 e 4 de agosto. Os testes se intensificam nos meses seguintes: em setembro, serão duas sessões. Uma com a Ferrari, entre 6 e 7 para testar os pneus de pista seca em Barcelona, e duas com a Mercedes. A primeira, com pneus de pista seca entre os dias 6, 7 e 8 em Paul Ricard, na França, e novamente em Le Castellet, mas entre 21 e 22, para avaliar os pneus intermediários e de chuva forte.
 

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Em outubro, a Mercedes volta a testar os pneus slicks em Barcelona, nos dias 12 e 13. Em seguida, a Red Bull continua os trabalhos em Abu Dhabi entre 14, 15 e 16 para avaliar os slicks. O circuito de Marina de Yas vai receber todos os outros testes promovidos pela F1 em conjunto com a Pirelli em novembro. Entre os dias 2 e 3, a Red Bull vai trabalhar com os pneus de chuva. Já nos dias 14, 15 e 16, a Ferrari volta à pista para testar os slicks. E a última sessão, marcada para 29 de novembro, terá a presença de todas as 11 equipes do grid da F1.

 
Segundo a Pirelli, o programa compreende a simulação de performance visando entender o comportamento dos pneus com o novo regulamento técnico para 2017, incluindo maior downforce e pneus mais largos. Cada dia terá o equivalente a sete dias de testes, de acordo com o cronograma, buscando uma igualdade em termos de feedback e desenvolvimento dos pneus.
 
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