Estatísticas da Fórmula E após eP de Mônaco
Os vencedores do GP de Miami de F1
Como foi o sábado do GP de San Marino de 1994
Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
Fórmula 1

Pirelli anuncia compostos para três últimas provas da temporada. Brasil vai ter pneus médios e duros

A fornecedora de pneus italiana confirmou os compostos que vai levar para as provas finais da temporada. Sem conhecer o circuito de Austin, nos Estados Unidos, a Pirelli afirmou que a escolha pelos médios e duros foi “conservadora”

 

Nesta terça-feira (16), a Pirelli divulgou os compostos que vai levar para as últimas três provas da temporada da F1, que vão acontecer em novembro. No dia 4, acontece a etapa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Duas semanas depois acontece o retorno dos Estados Unidos ao calendário da categoria, com a prova em Austin, no Texas. Para encerrar a temporada, o Brasil, mais uma vez, recebe a última etapa do calendário.

Para a primeira das três provas realizadas em novembro, a fornecedora italiana optou pelos pneus macios – identificados pela cor amarela – e médios – que tem as laterais pintadas de branco -, composição usada pela última vez nas provas realizadas na Alemanha e na Hungria, as últimas antes das férias de verão dos pilotos e das equipes. Para eles, pela pouca degradação dos pneus na pista, a escolha dos compostos é “perfeita”.

Pneus duros voltam nas últimas duas etapas da F1 (Foto: Pirelli/Facebook)

Na dobradinha Estados Unidos e Brasil, a Pirelli optou pela composição entre os médios e duros, que foi usada na Malásia, Bélgica e Itália. Sem ter uma base de dados ampla do circuito de Austin, que recebe a F1 pela primeira vez, a fornecedora optou, pelo que ela mesma classificou, por uma escolha “conservadora, para, assim, cobrir todas as possibilidades”. Os técnicos também dão como certo o alto desgaste dos pneus, além de altas temperaturas ao longo de todo final de semana.

No encerramento da temporada, no circuito de Interlagos, de acordo com a Pirelli, é muito exigente no trato dos pneus e a variedade de velocidade na pista é muito alta. Por isso, a escolha dos compostos médios e duros foi classificada como “a melhor” para a 20ª prova do calendário.

Assim como durante toda temporada, cada piloto vai contar, por final de semana, com seis jogos de pneus mais duros e cinco dos mais macios, dentro da escolha feita pela fornecedora. Além dos pneus para pista seca, a Pirelli ainda disponibiliza quatro jogos de pneus intermediários e três para chuva.