Pirelli anuncia estreia de novo pneu C6 no GP da Emília-Romanha da F1 2025
GP da Emília-Romanha terá estreia do C6, novo composto mais macio da Pirelli. Estratégias mais variadas e corridas com mais ultrapassagens são objetivos da fabricante. Apesar das críticas no Japão, fornecedora levará mesma gama de pneus para GP do Bahrein
A Pirelli anunciou que o novo composto C6 vai estrear na Fórmula 1 durante o fim de semana do GP da Emília-Romanha, marcado entre os dias 16 e 18 de maio, em Ímola. Trata-se da opção mais macia do catálogo da fornecedora italiana, introduzida nesta temporada com a proposta de ampliar as variações estratégicas disponíveis às equipes. A escolha para o fim de semana italiano contará com a combinação C4 (duro), C5 (médio) e C6 (macio) — a mais suave selecionada para qualquer corrida da temporada até aqui.
O novo C6 já passou por testes de pista com algumas equipes, mas ainda não havia sido homologado para uma corrida oficial. Com sua estreia marcada, a Pirelli espera oferecer mais opções de estratégias em pistas de baixa abrasividade — como é o caso de Ímola.
A Pirelli levará os pneus C1, C2 e C3 para a próxima etapa do campeonato, o GP do Bahrein. A combinação é a mesma utilizada em Suzuka, sendo a mais dura possível na gama de compostos. Apesar da crítica pela escolha para a corrida japonesa, a empresa cita as características do circuito de Sakhir e a temperatura para defender a escolha.
“As características da pista de Sakhir e, principalmente, as temperaturas exigirão uma abordagem diferente daquela adotada na semana passada, no Japão“, afirmou a fornecedora da F1

Além das características da pista bareinita, a Pirelli também acredita que as modificações feitas nos compostos para 2025 oferecerão maior variedade de estratégias, ajudando a movimentar a corrida.
“Embora o C1 seja bastante similar ao seu antecessor, os compostos C2 e C3 estão mais macios e, o mais importante, os três têm uma diferença de desempenho melhor distribuída entre si. Isso pode trazer o C2 de volta como opção viável de pneu de corrida, criando mais possibilidades estratégicas para o domingo”, concluiu.
A fornecedora recebeu críticas após o GP do Japão, quando o baixo desgaste dos compostos levou a uma corrida travada e com poucas ultrapassagens. Com asfalto novo e pouco desgaste, a maioria dos pilotos completou a prova com apenas uma parada.
“Os dois últimos finais de semana tiveram uma estratégia fácil de uma parada”, afirmou George Russell. “Quando o asfalto é recapeado, a Pirelli precisa trazer pneus mais macios, porque esse composto duro resiste para sempre”, ponderou.
A Fórmula 1 retorna já nesta semana, entre 11 a 13 de abril, para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

