Pirelli anuncia pneus para GP de Mônaco que ninguém sabe se vai acontecer

O coronavírus transformou o GP de Mônaco em incerteza. A prova corre risco real de cancelamento, assim como outras do primeiro semestre. Mesmo assim, a Pirelli já definiu os pneus disponíveis para uma possível corrida em Monte Carlo

A realidade é de que o GP de Mônaco está ameaçado pelo coronavírus, em vias de arruinar todos os planos da Fórmula 1 até o fim de maio. Só que, ao menos no papel, a prova monegasca segue confirmada. E é por isso que a Pirelli resolveu, mesmo assim, divulgar nesta quinta-feira (19) os pneus que talvez fiquem disponíveis às equipes em Monte Carlo.
 
A ideia da Pirelli é levar os três compostos mais macios – C3, C4 e C5 – até Mônaco. A decisão segue a mesma linha de pensamento da fornecedora para demais corridas de rua, que tendem a ter desgaste de pneu mais brando. Prova disso é que, até aqui, somente a etapa monegasca e a do Canadá, em um circuito com características urbanas, foram confirmadas com o C5.
O GP de Mônaco (se acontecer) já tem pneus definidos (Foto: Mercedes)
A Fórmula 1 se compromete com a tentativa de iniciar a temporada 2020 no fim de maio, assumindo que a crise do coronavírus retroceda. Com o GP de Mônaco marcado para 24 de maio, sua realização ganha ares de incerteza. O cenário mais plausível na atualidade é o de abrir os trabalhos no GP seguinte, o do Azerbaijão, marcado para 7 de junho. Como Monte Carlo não tem tanta flexibilidade em termos de mudança de datas – a preparação da estrutura para a prova começa com meses de antecedência –, o cancelamento seria o único caminho possível.
 
Para permitir o sonho de ter ao menos 18 corridas em 2020, FIA e F1 já trabalham para transformar o calendário. O primeiro passo foi antecipar as férias da categoria, tradicionalmente em agosto, para março e abril. Dessa forma, o oitavo mês do ano fica livre para receber mais provas.
 
As outras seis equipes do grid ainda não determinaram exatamente quando vão paralisar atividades. Fato é que todas vão seguir a ordem de adiantar as férias. A mudança é necessária para permitir um calendário cheio no segundo semestre, quando se espera que a crise do coronavírus esteja melhor controlada. Isso, entretanto, vem ao custo dos planos dos funcionários das escuderias, que vão passar o período de lazer e repouso virtualmente impossibilitados de sair de casa.

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

 


 
Paddockast #52
PREVISÕES CERTEIRAS E OUSADAS PARA F1 2020

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.