Pirelli se aproxima de novo acordo com Fórmula 1 para fornecimento de pneus

Segundo informações do site BBC, a extensão do acordo deve ser anunciado após o GP do Catar. Bridgestone, uma das concorrentes, viu a candidatura esbarrar em questões comerciais

A Pirelli pode estar próxima de renovar seu vínculo com a Fórmula 1 para se manter como fornecedora de pneus da categoria. Segundo a BBC Sport, a marca italiana superou a Bridgestone em uma disputa direta e vai seguir oferecendo seus compostos em um acordo com validade de 2025 a 2027, com a opção de continuidade em 2028. O anúncio oficial deve acontecer alguns dias depois do GP do Catar.

A Bridgestone até chegou a ser aprovada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Contudo, discussões comerciais levaram o chefão da F1, Stefano Domenicali, a optar pela Pirelli. 

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

F1 2023, GP DA BÉLGICA, SPA-FRANCORCHAMPS, QUINTA-FEIRA, PNEUS, PIRELLI, AFP
Pirelli não deve fazer alterações nos pneus C2 para 2024 (Foto: AFP)

Domenicali chegou a ser pressionado para escolher a marca japonesa. Embora a proposta financeira das duas empresas fossem similares, o chefão da Fórmula 1 pregou pela segurança e seguiu com a Pirelli. Afinal, existia uma sensação de que o tempo era curto para que a Bridgestone estivesse pronta para fornecer os pneus a partir de 2025.

O anúncio da permanência da Pirelli, no entanto, deve acontecer dias após a fornecedora se envolver em uma polêmica com os pneus oferecidos para o GP do Catar. A fabricante italiana constatou um desgaste perigoso nos compostos que poderia comprometer a segurança dos pilotos durante as atividades do final de semana. 

Uma análise da Pirelli constatou que os pneus que completaram 20 voltas no treino livre de sexta-feira tiveram uma separação considerável da superfície da camada lateral do pneu e a carcaça do composto. Um comunicado emitido pela entidade afirmou que “um número significativo de voltas adicionais com estes compostos poderia resultar em danos circunferenciais dos pneus, com subsequente perda de ar”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.