Pirelli conclui que detritos provocaram estouro no pneu de Vettel e isenta tática da Ferrari na Bélgica, revela jornal

Segundo o jornal inglês 'The Telegraph', a Pirelli vai divulgar que detritos na pista de Spa-Francorchamps causaram o estouro do pneu de Sebastian Vettel no final do GP da Bélgica. E não deve deixar o tetracampeão feliz

O que a Pirelli vai explicar neste fim de semana do GP da Itália, casa da Ferrari, que tem um Sebastian Vettel fulo da vida com o estouro do pneu nas voltas finais da corrida na Bélgica, isenta a estratégia da equipe de culpa no ocorrido. É o que revela nesta terça-feira (1) o jornal inglês 'The Telegraph'.
 
Vettel ampliou à enésima potência as queixas feitas por Nico Rosberg, que também se viu diante de um pneu estourado — o mesmo traseiro direito — no fim de semana em Spa-Francorchamps. Na sexta, o alemão da Mercedes contornava a Blanchimont a 306 km/h quando teve de controlar bem o carro para não bater; no domingo, Sebastian era comodamente o terceiro numa tática de uma parada quando se viu sem borracha na reta Kemmel.

"Se tivesse estourado na Eau Rouge, eu estaria fodido", Vettel bradou aos microfones, indignado, pedindo clamorosamente que a Pirelli revisse seus produtos. Restou à fabricante apoiar sua defesa em um exagero do uso do pneu, já que havia indicado um esquema de pelo menos duas paradas durante a prova.

Sebastian Vettel ficou fora da briga pelas primeiras posições em Spa-Francorchamps (Foto: AP)

A Pirelli acabou se desdizendo quando, por meio de um infográfico, indicou que os pneus poderiam durar até 40 voltas — o de Vettel estava em cerca de 30 de vida. Enquanto dava início a uma investigação interna, a Associação dos Pilotos pedia também entre si calma para evitar que as críticas fossem feitas publicamente; a Vettel, o conselho não resolveu, e até uma declaração em seu site oficial foi colocada dizendo que a Ferrari "não tinha de ser culpada" pelo caso.

O que antecipou o 'Telegraph' é que a Pirelli vai justamente alegar o que Vettel e Rosberg trataram como desculpa previsível: pedaços de detritos na pista, no caso largados em alguma das curvas do tradicional circuito belga.

A conclusão da Pirelli, se confirmada, deve aumentar a ira do próprio Vettel, que já demonstrou ter perdido a paciência completamente, ainda mais cônscio de que a Ferrari não havia cometido risco algum na tática.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.