Pirelli justifica escolha de pneus e diz que quer “dar dor de cabeça” na Austrália

A Pirelli pulou um dos compostos na gama de pneus disponibilizada para o GP da Austrália. O motivo, segundo a fábrica, foi estratégia

FÓRMULA 1 2022 | FERRARI OU RED BULL: QUEM LEVA A MELHOR NA AUSTRÁLIA? | TT GP #47

A Pirelli resolveu entrar na linha do desconhecido do começo da temporada da Fórmula 1 e apostar numa tática incomum: um escalonamento imperfeito de compostos de pneus. A fabricante italiana disponibilizou os compostos C2, C3 e C5 para o GP da Austrália deste fim de semana, quebrando a tradição de definir uma gama de tipos consecutivos de pneus. O motivo é criar maior possibilidade de estratégia para as equipes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Pirelli espera pelo “desconhecido” e admite “aderência muito baixa” no GP da Austrália

O diretor-esportivo da Pirelli, Mario Isola, explicou a decisão de pular os pneus C4 e juntar os C5 – mais macios do ano – aos C2 e C3 em Melbourne. Segundo Isola, a Pirelli verificou que a diferença de rendimento dos C3 para os C4 na pista do Albert Park seria quase nula e, portanto, acharam que a alteração viria a calhar. É a primeira tentativa de mudar desta maneira desde a estreia dos novos pneus de 18 polegadas.

“Durante nosso teste de pneus, concluímos que o delta dos tempos de volta entre os compostos C3 e C4 era bem pequeno: menos de 0s3. Então, decidimos pular um grau, algo que sempre é possível, e trazer a Melbourne os C2 [duros], C3 [médios] e C5 [macios]”, explicou ao site inglês RaceFans.

“Fizemos no passado em algumas ocasiões [o GP de Singapura de 2018 foi a última vez] em que queríamos criar mais incertezas e dores de cabeça para os estrategistas”, falou.

Os novos pneus da Pirelli (Foto Pirelli)

No fim das contas, a decisão sobre os compostos vai colocar a diferença entre médios e macios precisamente no mesmo patamar que aquela entre duros e médios. Ao menos, é o que a Pirelli acredita.

“Algumas vezes funciona bem se a diferença entre o C2 e o C2, que imaginamos ser semelhante ao que vimos no Bahrein, um pouco menos de 1s por volta, provavelmente entre C3 e C5 a diferença está também em 1s ou algo próximo. Significa que temos três compostos de pneus espaçados corretamente em termos do tempo das voltas. Foi o motivo pelo qual optamos por liberar C2, C3 e C5”, encerrou.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. Na sexta-feira, os treinos livres estão marcados para as 0h e 3h (de Brasília).

FÓRMULA 1 2022: COMO VERSTAPPEN VAI REAGIR À LUTA PELO TÍTULO COMO MELHOR PILOTO DA F1?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.