Pirelli manifesta preferência por pneus de 19 polegadas para eventual mudança na F1 nos próximos anos: "São diferentes"

Paul Hembery, diretor de competições da Pirelli, revelou que a fabricante já trabalha com os pneus de 19 polegadas ao invés dos de 18, pensando em uma eventual mudança na F1 para os próximos anos

Durante os testes da F1 em Silverstone, no mês passado, a Pirelli testou os pneus de 18 polegadas em um carro da Lotus, pilotado pelo reserva Charles Pic. A primeira atividade com esse tipo de pneu deixou uma impressão positiva, segundo o diretor-esportivo da fabricante italiana, Paul Hembery. Só que o dirigente também revelou que, no momento, a fornecedora trabalha com mais avinco nos pneus de 19 polegadas, eventualmente no futuro tentar entregar esse produto às equipes do Mundial.

"Provavelmente, será mais interessante daqui para frente", disse o inglês ao site ‘Crash.net’. Questionado sobre a preferência da Pirelli, Hembery respondeu: "Os pneus de 18 polegadas nós vemos em todo lugar, mas os de 19 são bem diferentes".

Paul Hembery ao lado do pneu de 18 polegadas que a Pirelli testou com a Lotus (Foto: Getty Images)

"Estamos trabalhando muito nesse sentido, provavelmente investindo mais nos pneus de 19 polegadas agora, para ser bem honesto", explicou. "Estamos realizando internamente um trabalho de avaliação e evolução desse produto. Mas ainda é muito cedo para falar", acrescentou.

E Hembery considera também outros fatores. "Eu acho que isso também vai depender do pacote de mudanças aerodinâmicas e de como os times vão lidar com a suspensão", falou.

"Ouvimos falar na suspensão ativa, mas não tenho certeza se isso pode acontecer ou não. Mas há muitos aspectos que eles estão estudando sobre isso, o que pode mudar também o nosso trabalho", acrescentou o britânico.

Atualmente, os carros da F1 utilizam pneus de 13 polegadas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.