Pirelli segue "maioria das equipes" e confirma que não vai alterar tamanho dos pneus para temporada 2014

A Pirelli confirmou que não vai alterar mesmo as dimensões dos pneus para o próximo ano. As alterações foram propostas por conta da adoção dos novos motores V6 para 2014

A Pirelli confirmou que não vai mais alterar o tamanho dos pneus para a próxima temporada da F1. A fornecedora italiana havia sugerido a mudança aos times, especialmente por causa das novas regras de 2014. De acordo com a fabricante, como o torque será maior em função da adoção dos novos motores V6, a marca desejava entregar às equipes pneus mais largos.

A proposta da Pirelli era ampliar a largura dos pneus traseiros de 380mm para 400mm, e o diâmetro, de 660mm para 690mm. A alteração também teria impacto tanto na aerodinâmica dos carros quanto na altura e no equilíbrio dos mesmos.

A Pirelli vai manter mesmo tamanho de pneus em 2014 (Foto: Getty Images)

Entretanto, em entrevista à revista alemã 'Auto Motor und Sport', Paul Hembery, diretor de competições da empresa de Milão, revelou que, segundo os primeiros dados recolhidos de uma das fornecedoras de motor para 2014, em particular, foram "alarmantes". A publicação afirmou que se trata da Mercedes.

A reportagem fala ainda que Renault e Ferrari, ao contrário da Mercedes, se manifestaram contra as mudanças, assim como a FIA, a Federação Internacional de Automobilismo, e Bernie Ecclestone, o homem forte da F1.

"Com base nas informações que recebemos da maioria das equipes, nós decidimos manter as mesmas dimensões dos pneus para 2014", disse Hembery. "Mas, com os carros no próximo ano, as exigências com relação aos pneus serão muito diferentes, por isso propusemos algumas mudanças no regulamento para que as equipes possam usar diferentes compostos na frente e atrás, caso seja necessário", completou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.