Pirelli testa em Abu Dhabi compostos supermacios, macios e médios de 2015 e se diz satisfeita por evolução
A Pirelli se disse satisfeita com o desempenho apresentado por seus novos compostos na F1. Os pneus foram testados durante os dois dias de testes em Abu Dhabi, nesta semana
A Pirelli forneceu às equipes da F1 nos dois dias de testes coletivos em Abu Dhabi, nesta semana, os compostos que serão utilizados em 2015. Foi a primeira vez que os times tiveram a chance de avaliar o comportamento dos novos pneus, além do trabalho em suas próprias atualizações.
A fornecedora italiana levou à pista de Yas Marina os compostos médios, macios e supermacios já em suas especificações definitivas. Todos os competidores andaram em algum momento com os componentes, por isso não é possível ainda fazer qualquer comparação em termos de tempos de volta.
Relacionadas
O objetivo, a verdade, foi apenas dar às equipes uma primeira impressão dos novos compostos, que são uma evolução dos atuais. Ao contrário das temperaturas decrescentes vistas no treino de classificação e na corrida do último fim de semana, o clima esteve bem mais quente na terça e na quarta. Assim, os tempos registrados sequer podem ser comparados com os da corrida.
De qualquer forma, os pilotos que experimentaram os novos pneus elogiaram os compostos e chamaram atenção para o pouco desgaste. O melhor tempo da semana foi obtido por Pascal Wehrlein, com a Mercedes. O alemão cravou na quarta-feira (26) 1min42s624, usando pneus supermacios novos.
O vice-campeão, Nico Rosberg, foi quem mais trabalhou, com 114 voltas, no primeiro dia de atividades. Marcus Ericsson completou 112 com a Sauber no dia 2. No total, foram percorridos 454 giros com os novos pneus para 2015 e 903 voltas com os atuais.
“Ficamos muito satisfeitos com as primeiras impressões dos pilotos sobre os nossos novos pneus, o que sugere que as melhorias que buscávamos já estão surtindo efeito. Fizemos algumas alterações, particularmente na cinta do pneu traseiro. Essa nova construção otimiza a distribuição de calor do pneu, deixando-a mais homogênea, o que deve levar a uma performance mais consistente e oferecer mais tração”, explicou Paul Hembery, o diretor de competições da Pirelli.
“Também temos um novo composto supermacio para a traseira, projetado para melhorar a sua resistência mecânica. Os nossos objetivos com os pneus de 2015 continuam os mesmos de sempre: proporcionar entre dois e três pit-stops por corrida. Um dos maiores fatores certamente será a forma como os carros vão evoluir. Esperamos ver carros que são um segundo por volta mais rápidos que os de 2014 no próximo ano, e isso certamente impactará no comportamento dos pneus”, completou o inglês.
Agora, os pilotos e equipes retornam à pista somente em fevereiro de 2015, na pista de Jerez de la Frontera, que recebe entre os dias 1º e 4 , a primeira sessão de treinos da pré-temporada. Barcelona vai sediar as duas atividades seguintes, entre 19 e 22 de fevereiro e entre 26 de fevereiro e 1º de março. O campeonato tem início marcado para 15 de março, na Austrália.
Confira os melhores tempos e o composto utilizado por cada piloto:
Dia 1
1 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:43.396 | Macio 2015 |
2 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:43.888 | Supermacio usado |
3 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:44.512 | Macio novo |
4 | 34 | JOLYON PALMER | ING | FORCE INDIA MERCEDES | 1:44.516 | Supermacio novo |
5 | 15 | CARLOS SAINZ JR | ESP | RED BULL RENAULT | 1:45.339 | Supermacio usado |
6 | 46 | WILL STEVENS | ING | CATERHAM RENAULT | 1:45.436 | Supermacio novo |
7 | 30 | CHARLES PIC | FRA | LOTUS RENAULT | 1:46.167 | Macio novo |
8 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:46.253 | Supermacio novo |
9 | 38 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:47.194 | Macio novo |
10 | 32 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | McLAREN HONDA | 1:41.699 | Macio 2015 |
1 | 24 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MERCEDES | 1:42.624 | Supermacio novo |
2 | 28 | RAFFAELLE MARCIELLO | ITA | FERRARI | 1:43.208 | Supermacio 2015 |
3 | 38 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:43.763 | Supermacio novo |
4 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | SAUBER FERRARI | 1:44.551 | Supermacio novo |
5 | 46 | WILL STEVENS | ING | CATERHAM RENAULT | 1:44.888 | Supermacio novo |
6 | 34 | SPIKE GODDARD | AUS | FORCE INDIA MERCEDES | 1:44.944 | Supermacio novo |
7 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:45.151 | Macio novo |
8 | 40 | FELIPE NASR | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:45.937 | Supermacio 2015 |
9 | 33 | ALEX LYNN | ING | LOTUS RENAULT | 1:46.168 | Macio novo |
10 | 31 | ESTEBAN OCON | FRA | LOTUS RENAULT | 1:47.013 | Macio novo |
11 | 32 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | McLAREN HONDA | Supermacio 2015 |