Pódio maluco do GP da Itália faz F1 ressuscitar ideia de corrida com grid invertido

Após pódio sem carros de Mercedes, Ferrari ou Red Bull, ideia de segunda corrida com grid invertido foi ressuscitada por Ross Brawn

O movimentado GP da Itália que terminou com a improvável vitória de Pierre Gasly, da AlphaTauri, ressuscitou uma discussão antiga e de desejo do Liberty Media: as corridas com grid invertido.

Em texto para a coluna oficial da Fórmula 1, o diretor esportivo Ross Brawn relembrou os planos para uma segunda corrida no fim de semana, com a ordem inversa da classificação do campeonato e valendo posições no grid para o evento principal, no domingo.

Monza era uma candidata para uma corrida com grid invertido quando consideramos o formato no ano passado. Infelizmente, não avançamos com isso, mas o conceito ainda é algo que nós e a FIA queremos trabalhar nos próximos meses e discutir com os times”, disse Brawn.

A festa de Pierre Gasly com o troféu de vencedor do GP da Itália (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Algo que beneficia o lado da Fórmula 1 na proposta é a mudança no Pacto da Concórdia. Antes, o voto das equipes por uma alteração tinha de ser unânime, mas a partir de 2021, 8 de 10 votos serão necessários.

“Com os carros do próximo ano iguais aos deste, nossos fãs podem ser presenteados com o mesmo drama deste fim de semana em Monza”, seguiu.

O diretor também apontou sobre as mudanças na abordagem das equipes para as corridas, utilizando a Mercedes, vencedora de seis das oito corridas de 2020, como exemplo.

“Hoje, a Mercedes acerta os carros para alcançarem a volta mais rápida e controlarem a corrida do início ao fim. Se souberem que precisam ultrapassar, mudariam esta abordagem”, completou.

Pierre Gasly, da AlphaTauri, venceu o GP da Itália com Carlos Sainz, da McLaren, em segundo e Lance Stroll, da Racing Point, em terceiro. Foi a primeira vez desde 2012 que um pódio aconteceu sem carros de Mercedes, Ferrari ou Red Bull.

Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube! Clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.