Pole, Leclerc enfrenta falha de câmbio em volta de instalação e fica fora do GP de Mônaco

Charles Leclerc se dirigia para o grid de largada quando detectou um problema na caixa de câmbio. Com isso, voltou para os boxes e está fora da corrida que largaria na pole-position

Charles Leclerc teve problema no câmbio e não conseguiu largar da pole-position (Vídeo: Reprodução/Twitter/Sky Sports)

Cerca de duas horas e meia antes da largada, a Ferrari anunciou que, após uma vistoria mais aprofundada, nenhum dano no câmbio foi encontrado depois do acidente com Charles Leclerc no fim do Q3, no sábado (22). Com isso, parecia que o monegasco largaria na frente no GP de Mônaco, mas não é o que vai acontecer.

Ao sair dos boxes para alinhar no grid de largada, Leclerc detectou problemas na caixa de câmbio. Ao sair do túnel, lamentou-se com a escuderia italiana no rádio. “Não, não… a caixa de câmbio”, disse antes de retornar ao pit-lane.

Logo depois, a Ferrari informou à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) que não conseguiria levar o carro do monegasco para o grid. Com isso, Leclerc não vai participar da etapa. Segundo colocado, Max Verstappen assume a pole-position para a etapa nas ruas do monegasco e todo o pelotão ganha uma posição em relação ao que foi definido no dia anterior.

Charles Leclerc lamentou muito os problemas antes da corrida (Foto: Reprodução)

“Charles não vai participar da corrida devido a um problema com o eixo de transmissão esquerdo, algo impossível de arrumar em tempo para a largada”, disse a Ferrari em comunicado.

Mais cedo, no entanto, o comunicado da Ferrari era diferente e dizia que “após vistorias mais aprofundadas nesta manhã, nenhum defeito aparente foi encontrado na caixa de câmbio do carro de Charles Leclerc. Portanto, o piloto monegasco vai largar na corrida de hoje na pole-position, de acordo com o resultado da classificação”.

Ainda no último sábado, durante as verificações preliminares após o acidente, a Ferrari comunicou que não foram encontrados danos na caixa de câmbio do carro #16. Entretanto, a escuderia de Maranello lembrou que era necessário fazer uma nova vistoria, o que foi realizado somente na manhã deste domingo.

Leclerc cravou 1min10s346 na sua melhor volta no Q3 e foi 0s230 mais rápido que Max Verstappen, outro piloto que despontava como candidato à pole em Mônaco. No fim das contas, o monegasco comemorou a conquista, ainda que incerto sobre uma eventual punição por troca de câmbio.

O GP de Mônaco, quinta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, tem largada prevista para 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.