Pouco mais de três horas depois do fim da sessão classificatória do GP do Canadá, os comissários de prova decidiram punir Kimi Räikkönen e Daniel Ricciardo, respectivamente nono e décimo colocados do grid obtido neste sábado (8), por conta de irregularidades no alinhamento no pit-lane antes do reinício do Q2. No papel, ambos perderam duas posições na ordem inicial de largada no circuito Gilles Villeneuve. Mas na prática, graças ao regulamento da ordem de punições, os pilotos acabaram por perder apenas uma posição cada no grid. Assim, Räikkönen larga em décimo, enquanto Ricciardo sai em 11º.
Tudo aconteceu depois que Felipe Massa sofreu um acidente na entrada da curva 3 em Montreal, o que obrigou a direção de prova a interromper a sessão com bandeira vermelha. Quando o treino foi retomado, faltavam ainda 1min59s para o fim, e boa parte dos 16 pilotos deixou logo os boxes para alinhar na saída do pit-lane, à espera do sinal verde que autorizaria o reinício do treino.
Entretanto, vários pilotos não seguiram o alinhamento correto no pit-lane, em fila indiana. Cinco pilotos foram investigados por possíveis irregularidades e tiveram de prestar esclarecimentos junto aos comissários desportivos do GP do Canadá. Após análise das imagens, ficou decidido que apenas seriam impostas as punições a Räikkönen e Ricciardo.
Por estar à frente no pit-lane e ter cometido primeiro a infração, Räikkönen foi o primeiro a ser sancionado com duas posições no grid, caindo teoricamente de nono para 11º e Ricciardo subindo para a nona colocação. Em seguida, foi a vez de Daniel, que vinha logo atrás de Kimi, também ser sancionado. Assim, foi a vez de o australiano ocupar a 11ª posição. Assim, Räikkönen foi novamente alçado ao posto dos dez melhores colocados, justamente fechando o top-10. O único beneficiado acabou por ser Nico Hülkenberg, que ganhou duas posições e vai largar em nono.
Kimi, ainda, foi investigado por uma suposta infração semelhante, cometida no Q3. Entretanto, os comissários julgaram o finlandês inocente e não atribuíram qualquer tipo de punição pelo ato.
F1, GP do Canadá, Montreal, grid de largada:
1 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault |
|
1:25.425 | 25 | |
2 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes |
|
1:25.512 | +0.087 | 31 |
3 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault |
|
1:25.897 | +0.472 | 30 |
4 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes |
|
1:26.008 | +0.583 | 32 |
5 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault |
|
1:26.208 | +0.783 | 30 |
6 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari |
|
1:26.504 | +1.079 | 30 |
7 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari |
|
1:26.543 | +1.118 | 32 |
8 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes |
|
1:27.348 | +1.923 | 29 |
9 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari |
|
1:29.435 | +4.010 | 22 |
10 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault |
|
1:27.432 | P +2 | 32 |
11 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari |
|
1:27.946 | P +2 | 31 |
12 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes |
|
1:29.761 | +4.336 | 23 |
13 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault |
|
1:29.917 | +4.492 | 24 |
14 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes |
|
1:30.068 | +4.643 | 22 |
15 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari |
|
1:30.315 | +4.890 | 24 |
16 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari |
|
1:30.354 | +4.929 | 20 |
17 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes |
|
1:24.908 | -0.517 | 12 |
18 | Charles PIC | CHN | Caterham Renault |
|
1:25.626 | +0.201 | 10 |
19 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth |
|
1:26.508 | +1.083 | 12 |
20 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth |
|
1:27.062 | +1.637 | 12 |
21 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault |
|
1:27.110 | +1.685 | 10 |
22 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault |
|
1:25.716 | P +10 | 13 |
TEMPO 107% | Q1 | 1:28.080 | +2.655 | ||||
REC | Ralf SCHUMACHER | ALE | Williams BMW FW26 | 1:12.275 | 12/06/2004 | ||
MV | Rubens BARRICHELLO | BRA | Ferrari F2004 | 1:13.622 | 13/06/2004 | ||
Condições do tempo | CHUVA | ar: 16ºC | pista: 15-17ºC | |||||
|
Pneu intermediário |