F1

Por atuação e pódio no Azerbaijão, Pérez é eleito pelos fãs da F1 como ‘Piloto do Dia’ do GP da Europa

Pela segunda vez na temporada, Sérgio Pérez foi ao pódio. E, assim como foi em Monte Carlo, o mexicano da Force India faturou novamente o prêmio de Piloto do Dia, agora pela sua atuação no GP da Europa, nas ruas de Baku, no último domingo
Warm Up / Redação GP, de Sumaré
 Sergio Pérez (Foto: Force India)

A brilhante atuação de Sérgio Pérez durante todo o fim de semana do GP da Europa, sobretudo na corrida realizada no último domingo (19), em Baku, rendeu ao mexicano o prêmio de ‘Piloto do Dia’ da oitava etapa da temporada 2016, sendo escolhido pelos fãs da F1 por meio de votação no site oficial da categoria. ‘Checo’ largou em sétimo lugar — seria segundo, mas perdeu cinco posições por conta de uma troca de câmbio — e cruzou a linha de chegada em terceiro após superar Kimi Räikkönen na última volta.
 
Foi a segunda vez que Pérez foi eleito pelos fãs como ‘Piloto do Dia’ de uma etapa da temporada. A primeira foi também na esteira de um pódio. ‘Checo’ fechou o GP de Mônaco em terceiro lugar, tendo ao seu favor no Principado a tática certeira escolhida pela Force India para a corrida.
Sergio Pérez comemora mais um grande resultado em 2016 (Foto: Force India)
O resultado no último domingo veio como um alento para o fã mexicano do esporte. No dia anterior, a seleção nacional sofreu uma goleada histórica e perdeu para o Chile por 7 a 0 nas quartas de final da Copa América Centenário, disputada nos Estados Unidos.
 
Menos de um mês depois, Pérez faturou seu segundo pódio em três corridas. Desta vez, com uma performance constante o fim de semana todo, com o mexicano aproveitando ao máximo a potência do motor Mercedes em seu carro. Na Force India desde 2014, ‘Checo’ foi ao pódio quatro vezes: Bahrein em 2014, Rússia em 2015 e Mônaco e Baku neste ano. 

 
Em contrapartida, seu badalado companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, segue sem subir ao pódio como piloto de F1. Na classificação do Mundial de Pilotos, Pérez passou Felipe Massa e subiu para oitavo colocado, com 39 pontos. Hülk segue em 12º, com 20.
 

No Mundial de Construtores, a Force India mantém o bom quinto lugar, com 59 pontos. A Williams, quarta colocada, soma 90. Já a Toro Rosso, que passou em branco em Baku, segue com 32 pontos.
 
A próxima etapa da temporada 2016 também pode ser boa para a Force India, uma vez que as retas do Red Bull Ring favorecem quem tem bom motor. O GP da Áustria, nona etapa do campeonato, acontece em 3 de julho.
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA