Por bandeira quadriculada agitada antes da hora, F1 antecipa em duas voltas resultado final do GP da China

Responsável por dar a bandeirada final para o GP da China se confunde, agita quadriculada na 54ª volta de um total de 56 e faz com que F1 altere classificação final baseada no regulamento esportivo. "'Vi que não havia ninguém no pit-wall, então continuei", afirmou Lewis Hamilton, que celebrou seu 25º triunfo dois giros mais tarde

A F1 vivenciou um episódio no mínimo estranho neste domingo (20). Três horas depois do fim do GP da China, quarta etapa da temporada 2014, a FIA declarou que a corrida em Xangai terminou, na verdade, duas voltas mais cedo.
 
Tudo porque o responsável pela bandeira quadriculada a agitou na linha de chegada dois giros antes da hora, na volta 54 – o que inclusive confundiu Lewis Hamilton, vencedor da prova, que comentou o fato via rádio com a Mercedes, em dúvida.
 
“Eu pensei: ‘será que eu estou vendo coisas?’… Fiz a última curva esperando fazer mais uma volta e, de repente, olhei para cima, vi a bandeira e tirei o pé por um segundo”, afirmou um divertido Hamilton após o bizarro desfecho da prova.
Kamui Kobayashi foi o único prejudicado com mudança na classificação final (Foto: Getty Images)
 As melhores imagens deste domingo da F1 na China
 A cobertura completa do GP da China no GRANDE PRÊMIO
 A programação do automobilismo do fim de semana

E prosseguiu: “Vi que não havia ninguém no pit-wall, então continuei. Perdi um segundo ou algo assim, mas quando perguntei à equipe, eles disseram que ‘não’ [havia acabado a corrida], então continuei. Foi bem estranho.” 

 
O artigo 43.2 do regulamento esportivo da F1 indica que “se, por qualquer razão, o final da corrida acontecer antes de o carro completar o número programado de voltas, ou o tempo pré-estabelecido não tenha sido concluído, a corrida será considerada encerrada quando o líder da prova tiver recebido o sinal ao cruzar a linha de chegada.”
 
Felizmente, o prosaico evento muda muito pouco no resultado final. As posições são todas as mesmas, exceto as de Kamui Kobayashi e Jules Bianchi. O japonês havia terminado em 17º e o francês, em 18º. Com a nova classificação final, ambos invertem as posições e o piloto da Marussia passa a terminar à frente do nipônico da Caterham.
 
Vá a Mônaco e acompanhe o GP mais tradicional do Mundial da F1 com o GRANDE PRÊMIO por um PREÇO ESPECIAL. Mas corra: as vagas estão acabando! Veja aqui:
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.