Por erros, Vettel coloca em risco projeto da Ferrari de finalmente derrubar Mercedes e ser campeã

Entre 2015 e 2017, Sebastian Vettel teve a desculpa de que a Ferrari não conseguia acompanhar a Mercedes. Em 2018, quando o ritmo e a confiabilidade chegaram ao topo, é o alemão que fica devendo. Mais errático do que de costume, Sebastian corre o risco de terminar a temporada se culpando por não levantar a taça

2018 é o quarto ano de Sebastian Vettel na Ferrari. Em Maranello desde 2015, o alemão vive uma temporada diferente: depois de três anos em que poderia reclamar que o carro vermelho simplesmente não tinha a velocidade ou confiabilidade para derrotar a Mercedes ao longo de 20 corridas, o jogo mudou. Vivemos um ano em que Vettel é capaz de superar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas com frequência. Mas só capacidade não basta: campeonatos são vencidos com corridas livres de erros, e Seb vai pecando nesse aspecto até aqui.

 
Vale recapitular. Além da vitória na Alemanha, Vettel também deixou escapar uma vitória no Azerbaijão e um pódio na França por erros. Em Baku, o problema foi frear tarde demais para ultrapassar Bottas – que abandonaria na volta seguinte. Em Paul Ricard, a questão foi o otimismo em excesso na largada, causando um acidente evitável na largada e terminando apenas em quinto.
 
É difícil projetar com exatidão quantos pontos Sebastian perdeu no Mundial de Pilotos nesses três exemplos porque estamos entrando no campo da imaginação, mas estamos falando mais ou menos de 43 – 13 por terminar em quarto e não em primeiro em Baku; 5 por terminar em quinto e não em terceiro na França; 25 por não vence na Alemanha. Fazendo uma conta rasa, isso bastaria para ficar com 26 de vantagem sobre Hamilton, ou mais do que uma corrida de vantagem. É verdade que campeonatos perfeitos não existem e, cedo ou tarde, Vettel teria esse tipo de problema. A questão é que estamos em julho, o campeonato vai até novembro, e a tendência é de que os erros continuem.
Carro rebocado em Hockenheim: consequência de mais um erro de Sebastian Vettel (Foto: Beto Issa)

Vai ser uma grande pena se Vettel de fato for derrotado por Hamilton por conta do salto que a Ferrari deu em 2018. A disputa varia de pista em pista, mas a impressão atual é de a Mercedes ficou um pouco para trás. Em Hockenheim, dados de GPS mostraram que o carro italiano teve um ganho de 38 cavalos por conta de mudanças no sistema de bateria, algo ainda não descoberto por Mercedes e Renault, fornecedoras rivais. O ritmo está aí, assim como a confiabilidade.

 
Se em 2017 a impressão foi de que a Ferrari perdeu o campeonato por não acompanhar o desenvolvimento da Mercedes e por não apresentar boa confiabilidade na reta final do ano, vide Malásia e Japão, 2018 pode ter um roteiro diferente. Vettel, aquele que chegou para conduzir a Ferrari às glórias poucos anos atrás – e que vinha fazendo o dever de casa – poder ser justamente o culpado por uma decepção de grandes proporções ao fim do GP de Abu Dhabi.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.