7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Fórmula 1

Por litígio legal com Pic, justiça da Bélgica impede Lotus de deixar circuito de Spa-Francorchamps

A Lotus vive a música 'Hotel California' nesta segunda-feira (24) em Spa-Francorchamps. Isso porque uma contestação legal do ex-piloto reserva Charles Pic de que a equipe não deu a ele o número de testes acordado em contrato, fez a justiça belga mandar deixar tudo como está após o GP da Bélgica: dentro do autódromo

 
Toda a infraestrutura da Lotus está retida no autódromo de Spa-Francorchamps após o GP da Bélgica deste final de semana devido a um litígio legal envolvendo o piloto Charles Pic, reserva da equipe na temporada 2014.
 
Pic, que estreou na F1 pelas mãos da Marussia em 2012 e andou na Caterham em 2013 antes de ir para a Lotus como reserva, contestou legalmente que a equipe de Enstone não o deu tantos dias de teste quanto era contratualmente acordado. Por isso, pede cerca de R$ 3,2 milhões como compensação na justiça belga.
 
A Lotus acreditou que o problema se resolveria rapidamente, o que no aconteceu. Quem noticiou o fato dos carros seguirem em Spa foi o site belga 'F1i.com', segundo o qual os carros permanecem por lá até que a equipe chegue a um acordo com os representantes do piloto.
Charles Pic não ficou satisfeito com o tempo que teve na Lotus (Foto: Lotus)
Os problemas financeiros e legais da Lotus não são uma novidade ou surpresa. Algumas semanas atrás, o time sofreu um pedido de liquidação por alguns credores, especialmente a fornecedora Xtrac, com quem a Lotus atingiu um acordo depois. Os litígios com a Pirelli fizeram com que o time quase não tivesse pneus para participar do final de semana do GP da Hungria, recebendo os compostos apenas pouco antes do início o TL1.
 
Para sorte da Lotus, o GP da Itália dá sequência ao Mundial de F1 em apenas duas semanas. Na Bélgica, a equipe pôde comemorar seu primeiro pódio na era dos V6 turbo com o terceiro lugar de Romain Grosjean.