Por maior audiência, Liberty Media estuda mudança em horário das largadas e até transmissão de bastidores na Netflix

O Liberty Media está mesmo empenhado em tornar a F1 um esporte mais atraente e capaz de arrebatar grandes audiências ao redor do mundo. Por isso, a empresa norte-americana busca formas de movimentar as transmissões, com direito até de exibir os bastidores na Netflix. Outra mudança proposta é uma alteração nos horários dos cronogramas, com a maior parte das corridas passando a ter largada prevista para 15h10, horário da Europa, ou 10h10 de Brasília (sem horário de verão)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O Liberty Media definitivamente não faz jogo de cena quando diz que busca meios para tornar a F1 um esporte mais atraente aos espectadores, seja na TV ou então por meios digitais on-demand, com a Netflix. Nesta semana, a empresa responsável pela gestão da principal categoria do esporte a motor apresentou às emissoras com quem tem acordo de transmissão ideias de mudanças para um futuro próximo. Tudo pela audiência.

 
Uma delas, com potencial para entrar em vigor já em 2018, diz respeito ao horário do cronograma dos GPs, sobretudo os realizados na Europa, diz o site norte-americano ‘Motorsport.com’. A ideia do Liberty Media é que as corridas no Velho Mundo tenham largada prevista para 10h10 (horário de Brasília), diferente de 9h, como é habitualmente.
 
Entre as ideias, também está a que o GP do Bahrein, por exemplo, seja todo disputado à noite desde a largada, bem como uma melhora substancial do ronco dos motores com o uso de vários microfones. Uma mudança prevista na transmissão diz respeito ao ângulo das câmeras, com a previsão de alterações para fazer com que os carros pareçam mais rápidos. Dentre os pontos curiosos está a reprodução de uma determinada música em certos pontos da corrida, além da exibição de melhores momentos da prova durante a transmissão, informa a emissora britânica ‘BBC’.
O Liberty Media quer mudanças para elevar a audiência da F1 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
Outro ponto que chama a atenção é que o Liberty Media informou às emissoras de TV detentoras dos direitos de transmissão que estuda um possível acordo com a Netflix para transmitir os bastidores da corrida.
 
Quanto aos horários, a ideia do Liberty Media é fazer com que mais fãs tenham a chance de acompanhar as corridas, de olho sobretudo no mercado norte-americano, para onde a empresa pretende expandir a presença da F1 para mais praças, além do Texas. Em tese, a mudança de horários será restrita a corridas na Europa. Mas mesmo que haja mudanças em outras provas fora do Velho Mundo, tal cronograma não seria aplicada a corridas noturnas como Bahrein, Singapura e Abu Dhabi.
 
Ainda há uma expectativa, segundo informa o ‘Motorsport.com’, de que a largada do GP da França, previsto para 24 de junho, também tenha seu horário alterado. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Tudo por conta do conflito de datas com o jogo da Copa do Mundo da Rússia, entre França e Panamá, marcado para 9h (horário de Brasília), 14h de Paris. Assim, o GP da França, prova que marca o retorno do país como uma das sedes do Mundial de F1, tende a ser reagendado para 16h10 locais, 11h10 de Brasília.

 
Sobre os carros em si, Ross Brawn, diretor-esportivo da F1, destacou que vem trabalhando em conjunto com as equipes para proporcionar mudanças de impacto visual para tornar o esporte mais atraente, além de oferecer motores mais barulhentos, ainda que artificialmente, para resgatar uma das marcas da F1 ao longo da sua história.
 
A oficialização dos horários de cada uma das 21 provas da temporada 2018 do Mundial de F1 vai ser feito pela Formula One Management na semana que vem.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.