Por ofensas contra diretor de corridas da F1, Vettel pode ser multado ou até banido do GP do Brasil, diz regulamento

Sebastian Vettel se exaltou e disparou contra Charlie Whiting no fim do GP do México. As duras falas do tetracampeão, veiculadas pela transmissão oficial da corrida, podem render multa ou até uma suspensão da próxima corrida do calendário caso o diretor de corridas da FIA ofereça denúncia junto ao Conselho Mundial

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Sebastian Vettel pode até ficar de fora do GP do Brasil de F1. Embora seja uma possibilidade pouco provável, é o que diz o regulamento esportivo internacional da FIA na esteira das falas exaltadas do tetracampeão do mundo no fim do GP do México, realizado no último domingo (30). O alemão se enervou e disparou via rádio contra Max Verstappen, com quem disputou posição e viu passar reto por uma curva, ganhando vantagem, e contra Charlie Whiting, diretor de corridas da FIA, por não aplicar, naquele momento, uma punição ao holandês da Red Bull. E justamente pelas ofensas no fim da prova é que Vettel pode ser punido, seja com multa ou até mesmo suspensão de uma corrida.
 
Curiosamente, pouco depois da corrida, Max foi punido em 5s no seu tempo de prova e tomou conhecimento da sanção quando estava prestes a subir ao pódio. Vettel, portanto, herdava o terceiro lugar. Mas três horas depois, Seb foi punido por 10s em razão de uma “mudança anormal de direção”, caiu para quinto e viu Ricciardo receber da Ferrari o troféu de terceiro lugar. Mas a postura do alemão foi duramente criticada, sobretudo por Max Verstappen e Helmut Marko, consultor da Red Bull.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Sebastian Vettel pode entrar na mira da FIA após ofensas a Charlie Whiting no GP do México (Foto: Ferrari)
Confira a conversa de Vettel, o engenheiro Ricciardo Adami e o chefe Maurizio Arrivabene no momento da disputa com os pilotos da Red Bull:
 
Vettel: "Sai, Sai (omitido), por favor. Ele é um (Omitido). Isso que ele é. Quer dizer, eu sou o único ou você está vendo o que eu estou vendo?"
 
Adami: "Charlie disse.."
 
Vettel: "Ah sim, quer saber, aqui vai mensagem para Charlie… Honestamente, vai se (omitido)"
 
Sobre o incidente com Ricciardo, Vettel: "Honestamente, eu vou bater em alguém… Acho que tenho um pneu furado, traseiro esquerdo"
 
Adami: "Os pneus estão bem, os pneus estão bem"
 
Vettel: "Ele tem de me devolver a posição. Fim da história".
 
Arrivabene: "Sebastian, Sebastian, se acalme, se acalme. Eles estão investigando. Eu sei que não é justo, mas fica calmo. Coloque a cabeça no lugar e depois falamos sobre isso."
 
Vettel: "Ok, entendi"
 
O regulamento esportivo internacional da FIA, mais precisamente no artigo 12.1, que trata das quebras das regras, é claro. “Qualquer uma das seguintes infrações, em adição às infrações especificamente referidas anteriormente, será considerada como uma violação dessas regras.”
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Qualquer conduta fraudulenta ou qualquer ato prejudicial aos interesses de qualquer competição ou aos interesses do esporte a motor como um todo. Quaisquer palavras, ações ou anotações que causem prejuízo moral ou perda para FIA, seus órgãos, seus membros ou diretores”, diz o código.

 
Cabe a Whiting, caso queira levar o caso adiante, apresentar a situação perante o Conselho Mundial do Esporte, que poderia impor multa ou suspensão de uma corrida a Vettel. Contudo, depois de esfriar a cabeça e acamar os ânimos, o alemão pediu desculpas ao diretor de corridas da F1 e considerou que agiu no calor do momento, com a adrenalina em alta.
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.