Por que Piastri é aposta em pista em duelo contra Verstappen por título da F1 2024

Enquanto Lando Norris descontou apenas 10 pontos para Max Verstappen nas últimas sete corridas, Oscar Piastri tirou 41. A missão não é fácil, mas o retrospecto o coloca em posição interessante na briga pelo título

A vitória no GP do Azerbaijão não apenas serviu para mostrar que Lando Norris terá de fazer mais para ter Oscar Piastri de fiel escudeiro, como colocou o australiano em posição muito interessante na disputa pelo título da temporada 2024 da Fórmula 1 contra Max Verstappen. Sim, ele é o que tem a maior desvantagem comparado a Charles Leclerc e a Norris, porém foi o piloto que mais conseguiu se aproveitar da seca de vitórias do #1 que já dura sete corridas.

É curioso também notar que o crescimento de Piastri coincide justamente com o GP da Áustria em diante, o primeiro da atual sequência negativa de Max na F1. Nas últimas sete etapas, foram duas vitórias, dois segundos lugares e um total de 135 pontos, enquanto Verstappen somou 94 — ou seja, o #81 da McLaren descontou 41 pontos na vantagem que chegou a ser de 132 até o GP da Espanha.

Para se ter uma ideia, Norris, que é o atual vice-líder, venceu apenas um dos sete GPs realizados desde a vitória de Verstappen, em Barcelona, e descontou míseros 10 tentos. Leclerc, por sua vez, viu a distância aumentar ainda mais, de 71 após Espanha para 78 depois da etapa do Azerbaijão.

Em média, Piastri descontou 5,85 pontos em cada uma das últimas sete corridas, porém o caminho até o sonhado primeiro título na F1 vai exigir mais que o dobro disso: 13 por corrida. Em outras palavras, significa capitalizar todos os 206 pontos disponíveis até Abu Dhabi (175 das sete vitórias, mais 24 das sprints e os 7 tentos das voltas mais rápidas).

Oscar Piastri foi o piloto do primeiro pelotão que mais descontou pontos de Verstappen (Foto: AFP)

O papaia também vai ter de torcer por tropeços de Verstappen. Mesmo sendo perfeito, Piastri só chega ao título se Max for, no máximo, terceiro em todas as provas restantes e somar apenas 10 pontos nas três sprints que restam. Um segundo lugar já deixa o #1 precisando de menos tentos nas provas curtas para ser campeão.

Em suma, é a tarefa mais difícil, mas o retrospecto é muito mais favorável e deixa Piastri como a aposta em pista para impedir o tetracampeonato de Verstappen na F1. Vale destacar que a McLaren tem parcela de culpa em alguns pontos perdidos por Oscar, como na Inglaterra, ao não fazer a parada dupla e jogá-lo para trás no grid, e nos Países Baixos, ao esquecê-lo na pista e permitir o undercut de Leclerc que custou o pódio.

Fórmula 1 volta já neste fim de semana, de 20 a 22 de setembro, no GP de Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: 100% de aproveitamento: Norris tem de ser perfeito para depender só de si por título

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.