Por que Red Bull evitou declaração pública de apoio a Hamilton em racismo de Piquet

Christian Horner justificou omissão da equipe taurina após lamentável episódio de racismo contra Lewis Hamilton, usando a expulsão de Jüri Vips como exemplo e dizendo que Red Bull faz "ações falarem mais do que palavras"

PIQUET, SOBRE HAMILTON: “NEGUINHO DEVIA ESTAR DANDO MAIS C*”

Diferentemente de Ferrari, McLaren, Alpine, Aston Martin e, evidentemente, Mercedes, a Red Bull não se manifestou publicamente quanto ao racismo cometido por Nelson Piquet contra Lewis Hamilton. Em uma entrevista de novembro do ano passado, o ex-piloto brasileiro se refere ao heptacampeão mundial usando, mais de uma vez, um termo pejorativo de cunho racista.

Além disso, o GRANDE PRÊMIO teve acesso ao então removido vídeo completo da entrevista e encontrou outra fala repugnante de Piquet –  que, além de repetir a ofensa racista, ainda empreendeu um gancho homofóbico contra Hamilton.

Não só equipes, como a própria Fórmula 1, FIA, pilotos, ex-pilotos, organizações: grande parte da comunidade do esporte a motor tomou ações contundentes ou, ao menos, se manifestou contra Piquet. Mas a Red Bull, não. E o chefe da equipe taurina, Christian Horner, explicou o motivo para isso.

Lewis Hamilton foi vítima de racismo por parte de Nelson Piquet (Foto: Justin Tallis/AFP)

“Primeiramente, estamos horrorizados pelos comentários de Nelson (Piquet), que são de uma entrevista feita tempo atrás. Mas tivemos um incidente com um de nossos jovens pilotos e tomamos ações bem definitivas, onde ele (Vips) fez um comentário racista e agimos. Imediatamente removemos ele do time. Então, tornamos pública uma declaração sobre Juri (Vips) e isso (racismo de Piquet) veio à tona. Nós sentimos que já havíamos feito uma declaração forte, por meio da ação de tirar Juri do nosso time”, justificou Horner.

“Não estamos, de maneira alguma, tolerando qualquer forma de racismo ou discriminação. Apoiamos completamente Lewis (Hamilton). Nós sentimos que ações falam mais do que palavras e a decisão que tomamos quanto a Juri foi draconiana (severa), mas de acordo com a política que temos”, completou o chefe da equipe dos energéticos.

Nelson Piquet falou ainda mais barbaridades (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Vale lembrar que, na verdade, a Red Bull soltou o comunicado oficial de demissão de Vips após as declarações de Nelson Piquet viralizarem, e não o contrário, como declarou Horner.

Após tentar explicar o inexplicável e relembrar o caso Jüri Vips, Horner demonstrou apoio à declaração de Max Verstappen. O atual campeão mundial afirmou que o sogro Nelson Piquet errou ao utilizar termos racistas para se referir a Lewis Hamilton, mas defendeu o tricampeão e citou que o mesmo não é preconceituoso, mesmo após cometer ato de preconceito.

“Max foi absolutamente claro que apoia Lewis 100%, como disse na entrevista coletiva. Não só Lewis, como também é contra qualquer forma de racismo ou discriminação no esporte. Como Red Bull, somos um time jovem e muito inclusivo. Temos seguidores jovens e diversos, e isso é muito muito importante para nós”, disse Horner.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Quanto ao apoio demonstrado pelo público em Silverstone a Hamilton, Horner declarou enxergar tal fator como natural. E preferiu destacar o suporte dos fãs que a Red Bull terá na próxima semana, quando a Fórmula 1 visitará a Áustria.

“Lewis terá grande apoio aqui e, semana que vem, nós teremos suporte por conta de nossa corrida em casa (na Áustria). Assim é o esporte e a competição. Nunca é legal ouvir vaias a qualquer pilotos e é incomum para um público do GP da Inglaterra fazer isso, porque geralmente eles apreciam todos os pilotos – mas é algo que você sabe que ele (Verstappen) aceita. Lewis é o piloto favorito aqui e sei que, no próximo fim de semana, teremos muito apoio”, finalizou o chefe da Red Bull.

NELSON PIQUET USA TERMO RACISTA PARA SE REFERIR A HAMILTON. F1 RESPONDE
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.