Por questões legais após venda, participação da Force India no GP da Bélgica é dúvida, revela site

Passando por processo de compra por grupo de investidores, a Force India pode ficar fora do GP da Bélgica do próximo final de semana por problemas na justiça. De acordo com informações do site RaceFans, é possível que a equipe tenha sua participação barrada até que explique sua situação legal no momento

Existe a chance de a Force India ficar fora do GP da Bélgica, que acontece neste fim de semana, em Spa-Francorchamps. Por questões legais após sua venda para grupo de investidores liderado por Lawrence Stroll, a participação da equipe na volta da F1 das férias de verão na Europa segue sem ser uma certeza.

De acordo com informações do site 'RaceFans', divulgadas nesta quarta-feira (22), logo após o início da montagem do espaço de cada equipe no paddock belga (a marca Sahara foi retirada dos caminhões e de todo material da equipe, além de seu site), problemas legais envolvendo Vijay Mallya e Subrata Roy, acionistas que detinham 85% da Force India, vieram à tona e podem impedir que Esteban Ocon e Sergio Pérez conduzam os carros rosa na 13ª etapa da temporada 2018.

Segundo a publicação, ainda é necessário acordo com 13 bancos credores indianos para fechar a venda das ações para o grupo de investidores que deseja salvar a equipe. O 'RaceFans' apurou que o acordo, porém, não foi fechado a tempo.

Lance com Lawrence Stroll (Foto: Reprodução)

O consórcio de investidores anunciou a compra da Force India no dia 7 de agosto, 11 dias depois da a Justiça inglesa decretar a falência da esquadra indiana. Os compradores pagaram todos os credores e, em teoria, salvaram os 405 empregados vinculados ao grupo.

Apesar da venda ter sido concretizada, o negócio foi feito em termos de venda de ativos e não como empresa em atividade. Isso significaria que a equipe teria de entrar na F1 como uma nova marca, o que a faria perder o prêmio acumulado até o momento pela disputa do campeonato deste ano.

Então, para que mantenha a premiação, é necessária a aprovação de todas as equipes. Porém, entende-se que três times se colocaram contra a questão.

Esteban Ocon e Sergio Pérez (Foto: Force India)

No momento, a Force India Ltda. possui a marca Sahara Force India, mas sem ativos, enquanto o consórcio liderado por Stroll é dono de tudo que a equipe possui, incluindo os carros, mas não pode correr. Até que isso seja resolvido, não será permitida a participação da equipe em Spa.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), no momento, estuda o que deve ser feito em relação ao caso. O primeiro treino livre da F1 na Bélgica está marcado para 6h (de Brasília) da próxima sexta-feira (24).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.