Por segurança, equipes da F1 optam por cancelar aumentos drásticos de downforce nos carros de 2017, diz site

O peso extra colocado sobre os pneus da Pirelli e a pressão menor podem deixar mais perigoso e até menos efetivo o aumento drástico do downforce vislumbrado para 2017. Por isso, segundo o site norte-americano 'Motorsport.com', esses planos caíram

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ao que parece, a F1 está voltando atrás na decisão de um aumento drástico no downforce dos carros a partir da temporada 2017 do Mundial. Se confirmada, a informação representa uma derrota de força importante para a Red Bull, que sempre empurrou a F1 nesta direção. Assim, o desejo de aumento da velocidade de cerca de 5s por volta vai obrigatoriamente diminuir.
 
A informação é do site norte-americano 'Motorsport.com'. Embora ainda não esteja confirmado, o site garante que as equipes estão bem próximas de baixar as pedidas revolucionárias para o ano que vem.
 
Se a mudança de planos representa derrota para a Red Bull, é uma vitória para a Mercedes – primeira a ressaltar preocupações com um aumento tão grande do downforce. A proposta previa aumento das asas e um difusor bem maior, o que a Mercedes desconfiou por conta do peso extra que as mudanças fariam os carros colocarem sobre os pneus Pirelli – que também serão novos.
Como podem ficar os carros da F1 em 2017 (Foto: Reprodução)
Apesar de a dúvida sobre a Mercedes estar apenas tentando proteger o domínio atual, a Pirelli fez sua própria investigação baseada nas mesmas preocupações – e apresentou seu caso em 17 de dezmebro de 2015 na reunião dos diretores-técnicos. A maior preocupação da fábrica italiana se tratava da pressão menor dos pneus para cuidar do downforce tão aumentado, assim fazendo com que os níveis de pressão massacrem o desempenho e cancelem o downforce.
 
De acordo com o site, uma nova votação sobre os planos foi tomada pelas equipes. O resultado foi 8 a 3 em favor de diminuir o aumento drástico de downforce. O novo plano em curso prevê a manutenção do tamanho do difusor de 2016 – com o aumento da capacidade também cancelado. 
 
"Depois da última reunião técnica, durante a qual a Pirelli apresentou seus achados, foi decidido pela maioria que o correto era reverter a decisão pelo aumento do downforce antes proposto para 2017. A Red Bull estava muito chateada pelas mudanças", cita o site como uma afirmação de uma fonte.
Ultimamente a Red Bull só perde (Foto: Getty Images)
Claro que a motivação principal para a mudança de opinião teve segurança como pano de fundo, mas também pode ter sido melhor para as ultrapassagens. Anteriormente, o diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, já havia avaliado que o pacote aerodinâmico original de 2017 não iria tornar as ultrapassagens mais fáceis
 
"Minha crença é que quanto mais downforce você tem num carro, mais difícil é seguir. E esse carro tem mais downforce. Então, independente de qualquer tipo de sutileza que o Grupo de Trabalho de Ultrapassagens crie, e independente de se alguém acredita neles ou não – e como membro do grupo eu sei dos atalhos que tomamos contra os processos científicos – o fato é que se você tem mais downforce, é mais difícil perseguir. Acho que isso é simplista, mas uma visão real", falou Symonds.
 
Com isso, se a esperava-se uma velocidade 5s maior em 2017, algo mais próximo de 3s pode ser mais realista. Mesmo assim, algumas mudanças vão permanecer: a pressão pelo aumento das asas frontais e traseiras vão continuar. Assim como o rebaixamente dos carros e algumas mudanças de intenção estética.

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.