Por teste, FIA convoca Mercedes e Pirelli para julgamento no Tribunal Internacional em 20 de junho

Em comunicado oficial emitido nesta segunda-feira (10), a Federação Internacional de Automobilismo confirmou que as acusações foram interpostas contra Mercedes e Pirelli pela realização de um teste secreto entre os dias 15 e 17 de maio, logo após o GP da Espanha, em Barcelona

O polêmico teste secreto de pneus feito pela Mercedes em conjunto com a Pirelli dias após o GP da Espanha, em Barcelona, já tem data para ser julgado pelo Tribunal Internacional da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A entidade que determina as regras da F1 confirmou que Mercedes e a Pirelli serão julgadas no próximo dia 20, uma quinta-feira.

A sessão particular de testes realizada pela Mercedes aconteceu entre 15 e 17 de maio no circuito de Montmeló, em Barcelona. O teste veio à tona apenas no fim de semana do GP de Mônaco e foi alvo de protestos formais por parte de Ferrari e Red Bull porque foi realizado com o carro de 2013, o W04, e com os pilotos titulares de 2013, Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Na mira do Tribunal Internacional, Mercedes e Pirelli serão julgadas em 20 de junho (Foto: Getty Images)

A Pirelli alega que a sessão teve como objetivo testar os pneus que a fornecedora projeta para a temporada de 2014 e entende que a Mercedes não levou vantagem alguma. A escuderia alemã segue o discurso da Pirelli e alega não ter sido beneficiada pelo teste secreto. Entretanto, Ferrari e Red Bull entendem que as Flechas de Prata acumularam conhecimento sobre o comportamento dos pneus e conseguiram uma boa quilometragem — 1.000 km — e tiveram a chance de avaliar melhor o desempenho do carro de 2013.

A Ferrari, que chegou a ser investigada por ter feito um treino em condições semelhantes, mas com o carro de 2011, foi absolvida.

“Em 5 de junho de 2013, além dos protestos apresentados durante o GP de Mônaco de 2013 pela Red Bul Racing e Scuderia Ferrari contra os carros #9 e #10 (Mercedes AMG Petronas F1 Team) por ter conduzido, com a Pirelli, três dias de testes de pneus usando o carro de 2013 nos dias 15, 16 e 17 de maio, em Barcelona, o presidente da FIA, agindo como membro do Ministério Público da FIA, enviou ao presidente do Tribunal Internacional uma notificação de acusações contra a Pirelli e uma notificação de acusações contra a Mercedes AGM Petronas Team”, diz o comunicado da entidade.

“Em 5 de junho de 2013, Pirelli e a Mercedes foram convocadas pelo presidente do Tribunal Internacional para comparecer perante um corpo de juízes do Tribunal Internacional”, acrescentou a FIA em sua nota. O julgamento terá início às 9h30 (5h30, hora de Brasília) do dia 20 de junho em Paris. A FIA garante que a decisão sobre o caso será definida logo após a audiência.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.