Por “transparência e excelência”, Todt anuncia que FIA será analisada por empresa de auditoria independente

Até mesmo para evitar que a FIA caia na vala comum em que se meteram recentemente entidades esportivas globais como a Fifa ou a IAAF (Federação Internacional de Atletismo), Jean Todt submeteu a associação que preside a uma auditoria independente para procurar melhorar o processo de gestão do grupo

Há seis anos no comando da Federação Internacional de Automobilismo, Jean Todt entende que é necessário que a entidade prime pela transparência em sua gestão, até mesmo para evitar o que aconteceu recentemente com a Fifa e a IAAF, que atravessam uma verdadeira crise de credibilidade nos últimos tempos. Desta forma, o dirigente francês, no anseio de até buscar algo além no sentido de evoluir na administração da Federação e alcançar um nível maior de excelência, anunciou que vai submeter a FIA a um processo de auditoria independente.
 
No caso da Fifa, um grande escândalo de corrupção culminou com a demissão do então secretário-geral Jérôme Valcke da entidade, bem como as suspensões do presidente Josef Blatter e de Michel Platini, além da prisão de vários presidentes de confederações e federações nacionais, como o brasileiro José Maria Marin. A IAAF, presidida pelo ex-atleta britânico Sebastian Coe, também atravessa uma crise em razão do escândalo de doping então acobertado e protagonizado por atletas russos.
Presidente da FIA, Jean Todt quer assegurar a transparência da entidade com uma auditoria independente (Foto: Getty Images)
Entretanto, Todt quer que a FIA caminhe por uma rota distinta. “Infelizmente, algumas organizações esportivas globais estão enfrentando alguns problemas, e eu só posso ficar triste por elas”, lamentou.
 
“Estou confortável com a maneira como a nossa organização está estruturada e se desempenha. Estou muito orgulhoso de todas as pessoas envolvidas nisso. Ao afirmar isso, sinto que, se você busca por excelência, então você pode sempre tentar fazer melhor”, disse o presidente da FIA em entrevista à revista ‘Autosport’ durante o evento que a publicação promove neste fim de semana em Birmingham, na Inglaterra.
 
“Então solicitei a uma empresa de auditoria específica para analisar nossa organização e, se eles sentirem que podem nos aconselhar sobre algumas melhorias, então ficaria muito feliz em ajuda-los com isso”, comentou o dirigente.
 
Todt justificou a necessidade da realização de uma auditoria independente na entidade. “Sentimos a necessidade de chamar uma empresa especializada em auditoria para resolver a situação e conseguirmos nos destacar pela maneira como estamos estruturados. Talvez, a gente receba algumas propostas devido à sua experiência, e estou feliz por levar isso em diante. Somos uma organização muito transparente e estamos felizes em ver se podemos avançar para o próximo passo, que é o que eu tentei fazer quando fui eleito, há seis anos.”
 
“Eles estão trabalhando atualmente conosco, e nós estamos esperando alguma coisa deles nas próximas semanas, mas não haverá nenhuma revolução. Todas as nossas contas já foram submetidas a uma empresa de auditoria, e eles já as aprovaram. É mais sobre a gestão, e mesmo assim nós modificamos alguns estatutos ao longo dos últimos seis anos, e sempre para melhorarmos, mas trata-se de um processo contínuo”, finalizou o francês.
 
VIU ESSA? PILOTO DÁ SURRA EM RIVAL EM PROVA DE MOTO

determinarTipoPlayer(“15733473”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.