Por unanimidade, equipes rejeitam novos pneus e mantêm versão atual para 2020

A nova versão desenvolvida pela Pirelli para a temporada 2020 conseguiu um feito raro: uniu todas as equipes da F1. Por unanimidade, a versão foi rejeitada, de modo que a especificação utilizada ao longo da última temporada vai ser mantida para o ano que vem

A especificação de pneus desenvolvida pela Pirelli e utilizada pelos pilotos e equipes ao longo de 2019 vai ser mantida para a próxima temporada. A versão projetada pela fornecedora de Milão para 2020 foi duramente criticada desde os primeiros testes para todo o grid, nos Estados Unidos, e, após votação realizada na última segunda-feira (9), os pneus projetados para 2020 foram rejeitados por unanimidade. O resultado foi confirmado nesta manhã de terça-feira pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
 
Os novos compostos foram levados à pista também para os testes coletivos promovidos pela Pirelli e pela F1 dias após o GP de Abu Dhabi, onde foram comparados com a versão atual, mas o feedback dos pilotos e das equipes sobre os pneus de 2020 foi bastante negativo.
A Pirelli testou em Austin os pneus para 2020. A rejeição foi total (Foto: Alfa Romeo)
“Depois dos testes e análises dos pneus da nova especificação para 2020, foi feita uma votação sobre a borracha para a temporada 2020, de acordo com o artigo 12.6.1 do regulamento técnico. A votação resultou em uma decisão unânime das equipes da F1 para manter a especificação 2019 para a temporada 2020”, disse a FIA em comunicado.
 
“A FIA gostaria de agradecer a Pirelli e a todas as equipes pelo seu trabalho e colaboração para melhorar os pneus para a temporada 2020 e além. De qualquer forma, as lições aprendidas vão ser muito valiosas para a melhora dos pneus no futuro”, acrescentou a entidade.
 
Dono da melhor marca dos testes coletivos em Yas Marina, Valtteri Bottas marcou 1min37s124 com a Mercedes. A marca foi feita com os pneus C4 da especificação de 2019, que foi cerca de 0s1 mais rápido que o melhor tempo registrado, também pela Mercedes, com o pneu C5 projetado para 2020.

Com os novos pneus rejeitados, a Pirelli tem pela frente a missão de desenvolver os novos compostos de 18" para a temporada 2021. Em Abu Dhabi, George Russell foi o responsável na pista por fechar o cronograma de testes desenvolvido pela fornecedora italiana neste ano.

Paddockast # 45
OS MELHORES E OS PIORES PILOTOS DA F1 2019

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube